Dinâmicas de Grupo – O que é, para que serve e 7 exemplos para fazer

Homem realizando palestra para colaboradores de empresa em local análogo a grande depósito em Exemplos de treinamentos nas empresas

Dinâmicas de grupo são uma estratégia usada por muitos recrutadores para avaliar os perfis profissionais dos candidatos, mediante a sua forma de se comportar em atividades coletivas. Dessa forma, o processo de seleção fica mais fácil e assertivo.

O que são dinâmicas de grupo?

As dinâmicas de grupo estudam o comportamento das pessoas enquanto elas interagem umas com as outras. Portanto, a forma como cada um faz isso pode indicar traços de sua personalidade e a maneira como trabalha em equipe. 

Para que serve as dinâmicas de grupo?

Muitas empresas aplicam as dinâmicas, porque através dessas atividades é possível analisar as atitudes de cada candidato, a fim de escolher a melhor opção para o cargo.

Quais são os melhores exemplos de dinâmicas de grupo?

Existem muitos tipos de dinâmicas de grupo e cada uma com uma finalidade, por exemplo:

  • a ilha do tesouro;
  • bunker;
  • de mãos dadas;
  • dinâmica da observação;
  • ilha deserta;
  • mascote;
  • verdade ou mentira.

A ilha do tesouro

Consiste em um jornal aberto com uma caixa de chocolate em cima, as duplas se posicionam sobre uma folha na outra ponta do ambiente. Assim, o objetivo é chegar ao outro lado da ilha ao se mover com o jornal sem rasgá-lo. 

Palestrante fazendo dinâmica de alongamento com plateia que repete seus movimentos
As dinâmicas de grupo são essenciais para deixar a sua equipe mais entrosada uns com os outros.

Bunker

Essa é uma das dinâmicas de grupo com 12 pessoas, cada participante representa um personagem. Com isso, seguindo as regras, eles terão que escolher de forma justificada e em conjunto apenas 6 para entrarem no bunker, enquanto os outros vão ficar de fora. 

De mãos dadas

Os integrantes formam um círculo com as mãos dadas e devem memorizar os colegas do seu lado esquerdo e direito. Em seguida, cada um solta as mãos, se movimenta pela sala, depois todos ficam sobre uma cartolina e tem que lembrar das pessoas anteriores.

Dinâmica da observação

O seu objetivo é analisar a habilidade de observação durante o dia, assim, os integrantes observam uns aos outros e detalhes da empresa. Com isso, todos se reúnem de olhos fechados e o gestor irá fazer perguntas relacionadas aos fatores observados. 

Ilha deserta

Com um tapete no chão para simular uma ilha, os candidatos terão que encontrar uma estratégia para sair dali, pois não tem comida. Enquanto o grupo interage para tomar a decisão, é o momento do gestor observar sinais de liderança e entre outros.

Mascote

Cada time será responsável por criar um mascote para a empresa usando itens de papelaria. Assim, o objetivo dessas dinâmicas de grupo é observar a participação de cada um, assim como a visão que eles possuem da firma.

Verdade ou mentira

Essa é uma forma de aumentar a interação entre a equipe de forma bem simples. Pois, cada integrante deve falar três verdades e uma mentira sobre si mesmo e os demais precisam adivinhar quais afirmações são falsas.

Compensa fazer dinâmicas de grupo?

Seja uma palestra com mágica ou dinâmicas de grupo, conte com a Super SIPAT para melhorar o entrosamento entre a sua equipe e tornar o local de trabalho mais agradável.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT