A dislexia é uma condição que muitas pessoas não sabem do que se trata ou mesmo nunca ouviram a palavra. Porém, entender sobre esse assunto e saber informações sobre o que fazer é importante, assim as empresas podem fazer palestras com o tema.
O que é dislexia e quem pode ter a condição?
A dislexia é uma dificuldade que a pessoa apresenta para aprender, como a falar, soletrar, reconhecer as letras e ler. Ou seja, o cérebro não consegue ligar o som da palavra com as letras que são os símbolos que a representam, com isso têm dificuldades.
É uma condição que aparece em crianças, adolescentes e adultos, porém nesses dois últimos geralmente é devido ao diagnóstico tardio. Assim, é importante observar desde cedo, principalmente quando a criança está na escola, se ela apresenta:
- dificuldade para aprender a falar;
- atraso para ler e aprender;
- pouco ou nenhum interesse por livros;
- não consegue focar em uma atividade.
Quanto mais atento os pais forem com o comportamento da criança, mais cedo é possível procurar um profissional para fazer o diagnóstico. Desse modo, é possível colocar tutores e professores especializados para que a criança possa aprender, pois tem inteligência normal.

A importância de se informar sobre a condição
Quem tem filhos ou conhece pessoas com a condição pode ler e pesquisar cada vez mais sobre o assunto. Por exemplo, em empresas pode haver pessoas assim, os colegas que sabem sobre o assunto podem ajudar e melhorar a comunicação e superar desafios.
O que falar em uma palestra sobre dislexia na SIPAT?
Uma palestra sobre dislexia na SIPAT deve falar sobre temas focados no que é a condição e como buscar ajuda. Porém, há outros pontos importantes que precisam ser citados pelo palestrantes para que todos entendam e conheçam a condição, por exemplo:
- sinais que aparecem quando a pessoa é criança;
- quais as principais características da dislexia;
- como evitar preconceitos com pessoas disléxicas;
- exames para confirmar a condição;
- quais profissionais procurar quando suspeitar da presença da condição;
- o que fazer depois do diagnóstico para melhorar a qualidade de vida;
- como diminuir o risco de acidentes no trabalho com pessoas que tem a condição;
- o que fazer para deixar o ambiente de trabalho mais acolhedor;
- saber como diferenciar do TDAH.
Falar sobre uma pessoa disléxica é muito importante para que as pessoas em sua volta entendam o que a pessoa tem e sejam mais empáticas. Ou seja, ao entender o que é, então, é possível evitar o preconceito e informação faz as pessoas compreenderem melhor.
A Super SIPAT tem palestrantes profissionais
Para falar sobre temas da saúde nas empresas, a Super SIPAT é uma excelente opção para ensinar por meio de palestras, ou seja, deixar os colaboradores conscientes. Ainda mais, por ter anos de experiência com palestras e contar com palestrantes qualificados.