Palestras com o tema dislexia em 2024

Palestras com o tema dislexia

A dislexia é uma condição que muitas pessoas não sabem do que se trata ou mesmo nunca ouviram a palavra. Porém, entender sobre esse assunto e saber informações sobre o que fazer é importante, assim as empresas podem fazer palestras com o tema.

O que é dislexia e quem pode ter a condição?

A dislexia é uma dificuldade que a pessoa apresenta para aprender, como a falar, soletrar,  reconhecer as letras e ler. Ou seja, o cérebro não consegue ligar o som da palavra com as letras que são os símbolos que a representam, com isso têm dificuldades.

É uma condição que aparece em crianças, adolescentes e adultos, porém nesses dois últimos geralmente é devido ao diagnóstico tardio. Assim, é importante observar desde cedo, principalmente quando a criança está na escola, se ela apresenta:

  • dificuldade para aprender a falar;
  • atraso para ler e aprender;
  • pouco ou nenhum interesse por livros;
  • não consegue focar em uma atividade.

Quanto mais atento os pais forem com o comportamento da criança, mais cedo é possível procurar um profissional para fazer o diagnóstico. Desse modo, é possível colocar tutores e professores especializados para que a criança possa aprender, pois tem inteligência normal.

Palestras com o tema dislexia
Com as informações corretas que podem ser passadas nas palestras, mais atentos os pais e as pessoas em volta de crianças com essa condição ficam.

A importância de se informar sobre a condição

Quem tem filhos ou conhece pessoas com a condição pode ler e pesquisar cada vez mais sobre o assunto. Por exemplo, em empresas pode haver pessoas assim, os colegas que sabem sobre o assunto podem ajudar e melhorar a comunicação e superar desafios.

O que falar em uma palestra sobre dislexia na SIPAT?

Uma palestra sobre dislexia na SIPAT deve falar sobre temas focados no que é a condição e como buscar ajuda. Porém, há outros pontos importantes que precisam ser citados pelo palestrantes para que todos entendam e conheçam a condição, por exemplo:

  • sinais que aparecem quando a pessoa é criança;
  • quais as principais características da dislexia;
  • como evitar preconceitos com pessoas disléxicas;
  • exames para confirmar a condição;
  • quais profissionais procurar quando suspeitar da presença da condição;
  • o que fazer depois do diagnóstico para melhorar a qualidade de vida;
  • como diminuir o risco de acidentes no trabalho com pessoas que tem a condição;
  • o que fazer para deixar o ambiente de trabalho mais acolhedor;
  • saber como diferenciar do TDAH.

Falar sobre uma pessoa disléxica é muito importante para que as pessoas em sua volta entendam o que a pessoa tem e sejam mais empáticas. Ou seja, ao entender o que é, então, é possível evitar o preconceito e informação faz as pessoas compreenderem melhor.

A Super SIPAT tem palestrantes profissionais

Para falar sobre temas da saúde nas empresas, a Super SIPAT é uma excelente opção para ensinar por meio de palestras, ou seja, deixar os colaboradores conscientes. Ainda mais, por ter anos de experiência com palestras e contar com palestrantes qualificados.

Compartilhe esse post

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT