Setembro Amarelo – O que é? Guia 2024 8 dicas e palestras sobre

Setembro amarelo

O Setembro Amarelo foi criado para que as pessoas e os governos falassem mais sobre algo bem delicado que é a prevenção do suicídio. Assim, desde 2015, o Brasil iniciou uma campanha com o objetivo de alertar a todos sobre a importância do tema à sociedade em 2024.

O que é o Setembro Amarelo?

A campanha Setembro Amarelo é o mês onde onde acontecem debates e várias ações para promover a prevenção do suicídio. Desse modo, o foco é buscar a conscientização sobre os riscos porque qualquer vida importa e falar é sempre o melhor caminho para todos. 

A escolha da cor amarela

A cor amarela surgiu para representar o movimento, pois um jovem americano de 17 anos se matou em seu próprio Mustang amarelo. Porém, seus pais e amigos não perceberam nada de errado com Mike Emme, em 1994, e o pior aconteceu de uma hora para outra.

No funeral, amigos e família levaram cartões na cor amarela para distribuir e repassar a mensagem de apoio a todos que enfrentavam a mesma situação. Assim, após a criação do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, em 2003, a cor do sol se tornou símbolo dessa luta.

Dados importantes

O suicídio mata mais no Brasil do que doenças como o HIV e o câncer. Então, isso mostra como a depressão e ansiedade, muitas vezes causadas pelo álcool e drogas desde cedo, devem ser foco de cuidado e atenção. 

No mundo, as taxas de mortalidade caíram enquanto na América subiram nos últimos anos. Ou seja, os dados mostram que países sul americanos estão na contramão da tendência mundial. 

Setembro amarelo: A imagem retrata pessoas fazendo uma palestra sobre o tema saúde mental.
Palestras e dinâmicas divertidas sobre a prevenção do suicídio no Setembro Amarelo.

Quais dicas e palestras fazer para o Setembro Amarelo? 

Abordar o tema de forma leve sobre suícidio no Setembro Amarelo é importante. Por isso, ao realizar palestras sobre o assunto, elas não podem ter uma abordagem agressiva e pesada. Portanto, vale criar uma dinâmica onde as pessoas se sintam bem com isso. 

Prevenir é sempre a melhor solução, já que muitos casos podem ser evitados se forem tratados de forma consciente. Logo, a sua empresa pode criar algumas ações na SIPAT que irão ajudar ao longo do processo, então confira abaixo alguns exemplos:

  • falar sobre a importância de praticar esportes;
  • promover cartilhas sobre saúde mental;
  • debater com profissionais da psicologia e psiquiatria;
  • envolver as pessoas na divulgação dentro do trabalho;
  • como agir em momentos de crise;
  • abordar sobre atitudes para superar a ansiedade;
  • o que é setembro amarelo;
  • conscientizar sobre a importância da vida.

Mitos e tabus

Quebrar os tabus e mitos sobre suicídio são cruciais na palestra setembro amarelo. Por isso, levar de forma simples e clara as ideias têm um papel importante na interação ao realizar palestras e atividades sobre o tema. 

Muitas pessoas ainda não se sentem à vontade para falar ou ouvir sobre um tema que é bem delicado mesmo hoje em dia. Enfim, vale falar sobre os estigmas, a depressão que é algo comum, e também sobre como é crucial a medicação em casos mais sérios.

Fique atento 

Em muitos casos de suicídio, as pessoas ao redor não enxergam os problemas e sinais que podem levar pessoas a tirarem a própria vida. Dessa forma, palestras e diversas dinâmicas em grupo podem ajudar em uma melhor percepção de familiares e amigos. 

As empresas podem abrir canais de comunicação e aplicar ações em prol daqueles que precisam de apoio para reforçar a orientação para prevenir mais casos. 

Ao contratar a Super SIPAT, você vai ter um meio para realizar dinâmicas com foco na prevenção ao suicídio e também sobre saúde mental. 

Compartilhe esse post

4 comentários em “Setembro Amarelo – O que é? Guia 2024 8 dicas e palestras sobre”

    1. Olá Jussara, tudo bem?
      Com certeza, é fundamental ter um mês como o setembro amarelo,
      com palestras e campanhas de prevenção do suicídio, sendo essencial uma abordagem desse tema durante o ano todo em qualquer empresa.
      Qualquer dúvida, estaremos a seu dispor.
      Atenciosamente,
      Equipe Super SIPAT

  1. Andrés Eduardo Aguirre Antúnez

    Prezados, lançaremos um livro Suicídio – estudos e práticas de prevenção (Orgs.: Andrés Eduardo Aguirre Antúnez e Nara Helena Lopes Pereira da Silva; Editora Zagodoni) em setembro 2023, fruto de quase cinco anos de árduo trabalho na prevenção ao suicídio na universidade pública. É nossa singela contribuição e gostaríamos de saber sobre os eventos a acontecer para divulgar um trabalho que vem a se somar a tantas outras ações. Qualquer consideração será bem-vinda. Grato pela atenção,

    1. Olá André Eduardo, tudo bem?
      Que bacana que estão lançando um livro! Esse tema é essencial no momento atual,
      se quiser, entre em contato com nossa equipe para falarmos sobre palestras sobre prevenção ao suicídio no setembro amarelho:
      https://supersipat.com.br/contato-sipat-online/

      Qualquer dúvida, estaremos a seu dispor.
      Atenciosamente,
      Equipe Super SIPAT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT