Palestra sobre distorgrafia na SIPAT 2024

Palestra sobre distorgrafia na SIPAT 2024

A disortografia, muitas vezes ignorada pelas pessoas, pode ser um grande obstáculo para quem a enfrenta. Por essa razão, é vital levar esse tema para as palestras SIPAT da sua empresa. Afinal, abordar isso é essencial para um maior conhecimento de toda a equipe. 

O que é a disortografia? 

A disortografia é uma incapacidade em aprender da pessoa que não consegue escrever sem que haja erros de ortografia. A fixação das regras não ocorre, por isso, pode-se apresentar erros de grafia como:

  • grafemas, 
  • dificuldade na segmentação;
  • substituição também nos grafemas. 

No entanto, é uma condição difícil de identificar e ocorre com maior frequência quando a pessoa tem dislexia. Com isso, a parte oral também se torna desafiadora, bem como, a produção de textos. 

Adultos também podem ter esse transtorno? 

Adultos também podem ter disortografia. Embora se identifique esse transtorno logo na infância, algumas pessoas podem continuar a enfrentar desafios com a ortografia e a escrita ao longo da vida. 

Em alguns casos, os adultos podem não ter sido diagnosticados durante a infância, ou os sintomas podem ter sido menos evidentes até que as demandas de ensino ou de carreira aumentassem. 

Além disso, o apoio e as estratégias de intervenção adequadas podem ajudar a diminuir os efeitos dessa condição e melhorar a escrita e a comunicação.

Quais são os principais sinais da disortografia? 

Os principais sinais da disortografia estão ligados aos desafios com relação ao processo de leitura e escrita. Esses sintomas se manifestam por meio de vários erros na ortografia, por exemplo. Abaixo, então, veja os principais indícios deste distúrbio: 

  • incorreções ortográficas, como a adição de sílabas ou letras; 
  • dificuldade em organizar ideias; 
  • não sabe pontuar frases ou textos;
  • letra ilegível. 

Embora seja reconhecida como uma condição independente, muitos autores a associam como uma possível consequência da dislexia. 

Ou seja, embora sejam condições distintas, elas podem compartilhar certas características e ter uma origem comum no processo da linguagem escrita no cérebro.

Palestra sobre distorgrafia na SIPAT 2024
Esse é um ótimo tema para as palestras SIPAT da sua empresa. 

Por que falar de disortografia durante a SIPAT da empresa?

É importante levar o tema da disortografia nas palestras sobre o que é SIPAT, porque gera um conhecimento sobre essa condição. Além disso, existe a chance de uma pessoa da equipe ter esse transtorno e não saber muito a seu respeito. 

Outro ponto é que por meio dessa conscientização, é possível identificar também se os filhos possuem essa condição. Assim, é possível realizar o tratamento correto ainda na infância. 

Qual empresa escolher para fazer uma palestra SIPAT sobre disortografia? 

A Super SIPAT é a melhor empresa para realizar uma palestra SIPAT sobre esse tema. Afinal, conta com profissionais e também meios que ajudarão a sua equipe a entender melhor sobre o assunto.

Compartilhe esse post

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT

Em [ANO] organize uma rádio SIPAT

Organize uma rádio SIPAT

Fazer uma rádio SIPAT na empresa pode ser uma excelente forma de comunicação com os colaboradores, assim todos ficam por dentro das principais informações. Além

Leia Mais »