EPI no Setor Hospitalar: Garantindo a Segurança dos Profissionais

EPI no Setor Hospitalar: Garantindo a Segurança dos Profissionais

O EPI hospitalar é crucial para a proteção não só do agente de saúde, mas também a do paciente de riscos químicos e biológicos. Por isso, este artigo traz alguns alertas importantes sobre o tema, bem como dicas para criar uma cultura de conscientização, então, leia.

Qual é a importância do uso do EPI hospitalar?

O EPI hospitalar é, primeiro de tudo, um item que garante a higiene do profissional de saúde, uma vez que isso é vital neste setor. Em suma, o uso dos itens de proteção exigidos por lei é crucial para prevenir doenças por infecção, tanto no agente quanto no paciente.

Nos hospitais há uma grande concentração de patógenos que são transmissíveis, o que aumenta os riscos de que alguém possa se contaminar. Por isso, médicos, enfermeiros, técnicos devem ter atenção para lidar com esses tipos de perigos.

Os EPI’s de segurança do trabalho no setor hospitalar não só protege os agentes de saúde, como também o paciente de riscos biológicos e químicos. Além disso, eles são vitais para evitar algum tipo de lesão física ao lidar com objetos pontiagudos, vidros e vários outros.

Com os itens de proteção, há a redução de custos com tratamentos e licenças médicas por acidentes, o que é bom para o hospital. O uso dos EPI’s possui um valor ético e moral, pois ao lidar com vidas, o agente tem o dever de tomar os devidos cuidados.

EPI no Setor Hospitalar: Garantindo a Segurança dos Profissionais
O EPI hospitalar é vital para proteger tanto os profissionais de saúde quanto os pacientes.

Exemplos de EPI em hospitais

Os itens mais comuns de EPI’s nos hospitais são as luvas de látex, cujo uso é descartável, bem como as máscaras, toucas e gorros. No entanto, esses são apenas os mais básicos, há muitos outros que irão variar conforme a ocasião exige, por exemplo:

  • aventais para proteger o corpo;
  • óculos para a segurança dos olhos;
  • respiradores N95;
  • calçados de proteção;
  • protetor para os pés;
  • mangas de proteção.

Existem uma gama de itens de segurança que visam a saúde do trabalhador, sejam em hospitais, laboratórios, entre outros. Por isso, usar eles é de suma importância para que não se pegue uma doença.

Como criar uma cultura de conscientização do uso do EPI hospitalar?

Na cultura de EPI hospitalar e seu uso, toda a direção precisa se comprometer. Ou seja, não só fiscalizar, mas dar exemplo, como utilizá-los da forma certa. Além disso, promover palestras e SIPAT para educar todos os agentes sobre o tema.

A Super SIPAT

O uso dos EPI’s no setor hospitalar é vital para manter a saúde de todos, logo, uma palestra sobre o tema irá ajudar na conscientização. Então, conte com a Super SIPAT para essa missão de alertar sobre os riscos, bem como a forma certa de utilizar os itens de proteção.

Compartilhe esse post

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT