Gestão ambiental é uma disciplina crucial no mundo atual, ao passo que a conscientização sobre questões ambientais cresce cada vez mais em todas as esferas sociais. Sendo assim, a SIPAT pode ajudar a integrá-la nas empresas e, então, promover uma cultura sustentável.
O que é a gestão ambiental?
A gestão ambiental se refere às práticas, políticas e processos que as empresas, governos e indivíduos adotam para, assim, planejar, efetivar, monitorar e gerir as ações e recursos para reduzir os impactos negativos no meio ambiente.
Ela envolve, aliás, os aspectos ecossistêmicos em todas as decisões e condutas, ao mesmo tempo que busca proteger os recursos naturais, bem como refrear a poluição, conservar a biodiversidade e criar uma cultura com base no avanço sustentável.
Vale lembrar que ela abrange várias áreas, como, por exemplo:
- trato ideal de todos os tipos de resíduos;
- proteção de ecossistemas, habitats e espécies em risco;
- uso correto de recursos como, por exemplo, água, energia, solo, flora, fauna e minerais;
- menor emissão de gases do efeito estufa;
- análise de ciclo de vida, desde a extração de insumos até o descarte.
Como planejar a sua inclusão na SIPAT?
Planejar a sua inclusão na SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) requer uma visão cuidadosa e estratégica. Desse modo, os passos para isso incluem:
- ter objetivos claros, com base nas normas legais;
- saber quem é o seu público-alvo;
- reunir os recursos que você precisa para fazer o evento;
- criar uma agenda com ações que estejam de acordo com a proposta;
- trazer tópicos que versem com o tema;
- incentivar a participação ativa;
- fazer materiais de apoio, como vídeos e guias práticos, para reforçar os conceitos;
- avaliar o impacto por meio de feedbacks e fazer os devidos ajustes.
Qual é o papel da gestão ambiental na SIPAT?
Gestão ambiental na SIPAT visa mostrar aos funcionários como as suas ações na empresa podem afetar o meio ambiente. Ou seja, ela traz luz para uma pauta sobre a conexão entre as operações de cada setor e como isso pode respingar no ecossistema local e global.
Isso inclui não só saber as potenciais ameaças que se dão das ações da organização, como, por exemplo, a poluição do ar ou do solo, mas também a promoção de práticas sustentáveis que ajudem a acabar com esses impactos negativos.
A Super SIPAT trata sobre gestão ambiental?
A Super SIPAT trata sobre vários temas, como a gestão ambiental, por exemplo, por meio de ações que incluem teatro empresa, palestras e outras atividades.