Gestão do tempo – O que é? Veja dicas valiosas para gerir o seu tempo

Homem realizando intervenção com funcionários de cozinha de empresa enquanto dão as mãos em centro de círculo pequeno

A gestão do tempo é essencial para que se tenha organização para cumprir todas as tarefas do dia a dia. Por isso, seja em relação ao trabalho, estudos ou outros compromissos, ela te ajuda a cumprir todas elas com eficiência, agora, veja como aplicá-la.

O que é gestão do tempo?

Ao pensar sobre o que é gestão do tempo, entende-se que é um conjunto de técnicas que se usa para aprimorar a execução de tarefas. Isto é, de forma que se mantenha uma eficiência e produtividade ao realizá-las.

Para se ter sucesso com a gestão, se usa vários processos e ferramentas que ajudam a cumprir as atividades e os projetos propostos. Bem como, a terminá-las dentro do prazo estabelecido, a fim de se alcançar um resultado satisfatório.  

O que fazer para melhorar sua gestão do tempo?

Existem várias maneiras de melhorar a gestão do tempo que podem ser mais simples ou mais complexas, conforme a necessidade da organização. Nesse sentido, acompanhe a seguir 4 boas dicas de técnicas para colocá-la em prática.

1- Planeje suas tarefas

Planeje os dias com suas respectivas tarefas com antecedência, por meio de uma lista de atividades que você precisa fazer e o tempo para cada uma. Dessa forma, coloque em primeiro lugar o que tiver mais importância, ou seja, por ordem de prioridade.

Na prática, crie o costume de fazer um checklist para que cumpra as regras do seu planejamento, como os tópicos a seguir:

  • concluir as tarefas uma de cada vez;
  • só iniciar a próxima atividade quando terminar a anterior;
  • marcar as tarefas que já concluiu;
  • terminar as tarefas no prazo determinado.

Um ponto positivo sobre esse método é que ao marcar uma atividade como concluída, uma sensação de recompensa é enviada ao cérebro. Então, você se sente mais satisfeito e motivado para os próximos projetos.

Homem e mulher com roupa de jornalista toda vermelha em palco de teatro fazendo palestra humorística diante de grande plateia
A Super SIPAT oferece palestras sobre diversos temas essenciais para as empresas, como gestão do tempo. 

2- Defina as suas metas

Sem metas e objetivos ninguém vai a lugar algum, afinal, é o que dá uma direção sobre todas as ações que uma pessoa precisa ter. Por isso, defina claramente onde quer chegar para que saiba gerenciar o tempo de uma forma mais eficiente.

3- Defina prazos para as atividades

Ao definir prazos para as tarefas é preciso pensar de uma maneira inteligente. Pois, ficar muito tempo em uma atividade que poderia se fazer mais rápido, afeta o prazo de outras que podem ser mais trabalhosas.

Por esse motivo é importante ter noção de quanto tempo cada tarefa realmente requer para que consiga terminar seu dia com todas elas concluídas.

4- Saber dizer não é parte da gestão do tempo

Para gerenciar o tempo, é muito importante dizer não, principalmente no ambiente de trabalho. Aliás, muitas pessoas perdem os prazo de entrega por parar o que fazem para atender um pedido de alguém, portanto, tenha foco e saiba recusar.

Conheça o trabalho da Super SIPAT

Na Super SIPAT você pode levar até sua empresa palestras dinâmicas para falar de diversos temas criativos e importantes para o ambiente de trabalho. Por isso, não deixe de conferir os eventos corporativos que eles oferecem, logo, entre em contato já.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT