A gestão do tempo é essencial para que se tenha organização para cumprir todas as tarefas do dia a dia. Por isso, seja em relação ao trabalho, estudos ou outros compromissos, ela te ajuda a cumprir todas elas com eficiência, agora, veja como aplicá-la.
O que é gestão do tempo?
Ao pensar sobre o que é gestão do tempo, entende-se que é um conjunto de técnicas que se usa para aprimorar a execução de tarefas. Isto é, de forma que se mantenha uma eficiência e produtividade ao realizá-las.
Para se ter sucesso com a gestão, se usa vários processos e ferramentas que ajudam a cumprir as atividades e os projetos propostos. Bem como, a terminá-las dentro do prazo estabelecido, a fim de se alcançar um resultado satisfatório.
O que fazer para melhorar sua gestão do tempo?
Existem várias maneiras de melhorar a gestão do tempo que podem ser mais simples ou mais complexas, conforme a necessidade da organização. Nesse sentido, acompanhe a seguir 4 boas dicas de técnicas para colocá-la em prática.
1- Planeje suas tarefas
Planeje os dias com suas respectivas tarefas com antecedência, por meio de uma lista de atividades que você precisa fazer e o tempo para cada uma. Dessa forma, coloque em primeiro lugar o que tiver mais importância, ou seja, por ordem de prioridade.
Na prática, crie o costume de fazer um checklist para que cumpra as regras do seu planejamento, como os tópicos a seguir:
- concluir as tarefas uma de cada vez;
- só iniciar a próxima atividade quando terminar a anterior;
- marcar as tarefas que já concluiu;
- terminar as tarefas no prazo determinado.
Um ponto positivo sobre esse método é que ao marcar uma atividade como concluída, uma sensação de recompensa é enviada ao cérebro. Então, você se sente mais satisfeito e motivado para os próximos projetos.
2- Defina as suas metas
Sem metas e objetivos ninguém vai a lugar algum, afinal, é o que dá uma direção sobre todas as ações que uma pessoa precisa ter. Por isso, defina claramente onde quer chegar para que saiba gerenciar o tempo de uma forma mais eficiente.
3- Defina prazos para as atividades
Ao definir prazos para as tarefas é preciso pensar de uma maneira inteligente. Pois, ficar muito tempo em uma atividade que poderia se fazer mais rápido, afeta o prazo de outras que podem ser mais trabalhosas.
Por esse motivo é importante ter noção de quanto tempo cada tarefa realmente requer para que consiga terminar seu dia com todas elas concluídas.
4- Saber dizer não é parte da gestão do tempo
Para gerenciar o tempo, é muito importante dizer não, principalmente no ambiente de trabalho. Aliás, muitas pessoas perdem os prazo de entrega por parar o que fazem para atender um pedido de alguém, portanto, tenha foco e saiba recusar.
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