Palestra Comunicação Assertiva – 8 dicas para melhorar a comunicação no trabalho

Palestra comunicação assertiva

Em uma Palestra Comunicação Assertiva é possível ensinar aos colaboradores de uma empresa sobre técnicas que podem melhorar a interação entre eles. Organizando uma SIPAT é possível abordar o tema de uma forma eficaz, agora, veja dicas sobre ele a seguir.

O que é uma Palestra Comunicação Assertiva?

Em uma Palestra Comunicação Assertiva se fala sobre expressar seus pensamentos, sentimentos e opiniões de uma forma clara para que todos entendam. Igualmente, de um modo direto ao mesmo tempo em que se respeita as emoções do outro. 

Como aplicar no trabalho os temas da Palestra Comunicação Assertiva?

A comunicação assertiva é essencial e deve ser trabalhada ao gerar alguns hábitos e técnicas de relacionamento. Nesse sentido, confira a seguir 8 dicas de como colocar em prática essa forma de se expressar.

1- Aprenda a entender o próximo

Cada pessoa ao seu redor se comporta e entende as coisas de um modo diferente, por isso, procure entendê-las para saber como interagir com elas.

2- Seja um bom ouvinte e observador

Toda boa comunicação vem de ser um bom ouvinte, bem como, saber observar e entender os gestos e posturas não verbais de uma pessoa. Dessa maneira, saiba perceber as nuances do comportamento dos outros para que possa se comunicar de forma assertiva.

3- Ter cuidado ao falar é um dos focos da Palestra Comunicação Assertiva

Saiba olhar para si mesmo e entender como você se expressa, pois, muitas vezes, o que atrapalha uma boa comunicação é não saber falar como deveria. Assim, preste atenção no seu tom de voz e expressões faciais, por exemplo.

Palestra comunicação assertiva: A imagem retrata várias pessoas assistindo a uma palestra, onde há três apresentadores.
A Palestra Comunicação Assertiva ensina aos funcionários a se comunicar de uma forma mais assertiva no trabalho. Imagem do banco interno da Super SIPAT.

4- Entenda o tempo certo

Nem sempre é o momento certo de se manifestar, mesmo que seja algo importante. Isso requer a sensibilidade de considerar os sentimentos dos outros e falar apenas quando for adequado.

5- Tenha embasamento

Ao entrar numa discussão é muito importante ter embasamento para argumentar e dialogar. No entanto, se for pego em um assunto que não conhece bem, seja humilde para reconhecer e ouvir que tem mais experiência.

6- Saiba como ser um intermediador

Se algum colega de trabalho tiver dificuldade para se expressar em público, seja um intermediador e o ajude a se comunicar. Como resultado, ele pode se inspirar com o exemplo e ganhar coragem para praticar suas interações.

7- Seja objetivo sobre o que não gostar

Muitas vezes é possível se deparar com comportamentos e atitudes que não o agrada no trabalho. Contudo, ao abordar a pessoa você deve ser objetivo sobre o fato ocorrido e não fazer suposições.

8- Fale em primeira pessoa

Começar frases com “você” pode trazer um tom acusatório para a conversa. Por isso, prefira se expressar na primeira pessoa ao falar sobre algo que gostaria que o outro fizesse ou mudasse.

Conheça outras opções além da Palestra Comunicação Assertiva na Super SIPAT

A Super SIPAT oferece palestras criativas sobre esse e outros temas que ajudam as empresas a melhorar seu ambiente de trabalho. Então, não deixe de conferir as opções que oferecemos e beneficiar sua empresa.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT