Palestra Programa Emprega + mulheres – 6 palestras sobre o tema

Local de trabalho com pessoas distribuídas em mesa enquanto palestrante fala em meio a essas pessoas

A palestra Programa Emprega + Mulheres pode acontecer na Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT), a fim de mostrar a lei que viabiliza as novidades do Emprega + Mulheres para promover a equidade de gênero no mercado.

A palestra Programa Emprega + Mulheres é sobre o que?

Como tema da palestra Programa Emprega + Mulheres está a Lei 14.457/2022 e suas novidades na relação trabalhista. A CIPA, ou seja, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio, pode apresentar o assunto na SIPAT.

Entenda a Lei 14.457/2022

A palestra deve explicar a lei de 21 de setembro de 2022 ligada à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Dessa forma, discorrer sobre os tópicos de:

  • apoio à parentalidade na primeira infância;
  • flexibilização do regime trabalhista;
  • qualificação das mulheres;
  • apoio ao retorno após a licença-maternidade;
  • microcrédito às mulheres;
  • prevenção ao assédio sexual;
  • Selo Emprega + Mulheres.

Já as mães e os pais de crianças com até 6 anos ou com deficiência, têm prioridade na adoção do teletrabalho, banco de horas ou regime 12×36 horas. Bem como, podem mudar seus horários de entrada e saída, trabalhar em tempo parcial e adiantar as férias.

A palestra Programa Emprega + Mulheres é para quem?

Tal palestra Programa Emprega + Mulheres deve ser apresentada para todos da empresa. Afinal, a luta por equidade no trabalho atinge tanto as mães quanto os pais. Em seguida, veja do que trata o item de apoio parental da nova lei.

Mais tempo em casa

Caso os pais da criança trabalhem para uma Empresa Cidadã, podem negociar entre eles uma extensão de 60 dias na licença-maternidade ou a redução da jornada para meio período ao longo de 120 dias.

Equilíbrio entre trabalho e filhos

Para priorizar uma rotina que deixe acompanhar as crianças, não só mulheres como também homens, podem suspender o contrato de trabalho em troca de cursos de qualificação profissional remotos de até 20 horas semanais.

Caso aconteça uma demissão ao longo da suspensão ou até seis meses após seu término, a empresa deve pagar a rescisão mais o salário de um mês.

Funcionários de empresa sentada em teatro diante de palestrante que está com braços erguidos e eles repetindo o gesto
A palestra Programa Emprega + Mulheres deve assegurar que é possível a mãe se adaptar à rotina sem perder o desenvolvimento da criança.

Segurança pessoal e financeira

Na SIPAT, o mais importante é destacar o dever da prevenção de violências no trabalho, sobretudo do assédio sexual. A CIPA precisa explicar as regras de conduta, anunciar a criação de um canal de denúncias, bem como a prestação de auxílio jurídico às vítimas.

Ainda, vale afirmar que o desrespeito e a desigualdade não serão tolerados, ou seja, além do apoio à saúde física e emocional, a empresa atesta a igualdade salarial para quem ocupa o mesmo cargo.

Chame a Super SIPAT para fazer a palestra de assédio sexual no trabalho em sua firma, a fim de orientar a toda a sua equipe sobre essa temática.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT