O treinamento onboarding nada mais é do que uma etapa para melhor integração do recém-contratado. Assim, a ideia é tornar tudo mais fácil, simples e acolhedor neste processo. Por isso, mostrar a cultura empresarial é um passo para iniciar um bom vínculo.
O que é treinamento onboarding?
Na cultura do RH, o onboarding – que significa embarcar – promove a adaptação do novo funcionário. O início nunca é fácil, então, o treino serve para motivar.
O objetivo é obter mostrar o método de trabalho, equipe e mais. Isso porque, envolve algumas etapas como:
- Orientação;
- Supervisão;
- Treinamento.
Os primeiros dias são também para mostrar a hierarquia do negócio. Assim como, deixar uma impressão positiva e marcante ao recém-contratado. Entretanto, o prazo de adaptação pode ser maior se for preciso. Tudo vai de cada pessoa para se sentir à vontade no lugar.
Vantagens do onboarding
Reter novos talentos muitas vezes não é tarefa muito simples. Por isso, ter uma recepção “calorosa” e correta ajuda para que eles fiquem na empresa. Portanto, vale criar ideias e ações bem estruturadas para ter o retorno sobre o processo.
Ações para uma melhor integração
Saiba que o treinamento onboarding tem que ser completo e feito para cada cargo diferente. A princípio, define metas de curto, médio e longo prazo para as ações. Elas podem ser, por exemplo, de 30, 60 e 90 dias. Há outras pautas importantes como:
- Planejar;
- Começar o quanto antes;
- Apresentar e encantar;
- Entregar kits de boas-vindas.
Você também pode deixar o local de trabalho pronto e organizado. Tente sair do lugar comum, adote, por exemplo, o uso de gamificação para rolar uma interação como se fosse um jogo. Enfim, tudo que é lúdico gera maior diversão e interação. 4
Treinamento onboarding: exemplos
Alguns exemplos de onboarding são: mostrar ao contratado as responsabilidades na empresa, ter um funcionário do RH como guia e criar conexão com a nova equipe. Fora isso, o novo empregado deve ter liberdade para falar com os seus chefes.
Existem várias práticas para uma boa gestão de pessoas na empresa. A SIPAT é mais uma forma de levar treinamentos comportamentais para o bem-estar de todos, principalmente dos que acabaram de chegar.
Os 4 principais elementos do onboarding
Para você ter a melhor qualidade possível no treinamento onboarding, alguns pontos são bem importantes. Tudo começa pela conformidade, esclarecimento, cultura e conexão. Ou seja, tem a ver com regras da empresa, entendimento, normas e relações entre pessoas.
É tarefa crucial engajar e capacitar o empregado na rotina do negócio. Dessa forma, os recursos humanos coordenam e acompanham o processo do começo até o fim.
Papel do instrutor no processo
É crucial que o recém-chegado tenha um mentor para tirar dúvidas. Para isso, é necessário um especialista do departamento de recursos humanos. A partir daí, essa pessoa vai acompanhar, dar suporte e ajudar na criação de vínculos.
Ter um feedback após o término é legal, pois prova se as expectativas foram realizadas. A ideia é garantir a integração da forma mais rápida possível. Enfim, caso a gestão de pessoas da empresa precise de palestra de vendas, há diversos profissionais no mercado.
Super SIPAT
Para este e outros temas voltados ao bem-estar no trabalho, contrate a Super SIPAT. Isso porque, a empresa é líder em treinamento em vendas e tem atividades completas para toda equipe.