Palestra de IST – 10 temas de palestras para conscientização

Homem realizando Palestra de IST para colaboradores de empresa em local análogo a grande depósito em Exemplos de treinamentos nas empresas

Para uma palestra de IST durante a SIPAT, é possível discutir sobre os mais diversos temas. Por isso, confira o que é uma Infecção Sexualmente Transmissível, assuntos para a apresentação e demais conceitos que vão fazer do evento um completo sucesso.

Como fazer uma palestra de IST?

Para fazer uma palestra de IST será necessário comprometimento, planejamento e organização dos membros da CIPA, a fim de realizarem a atividade focados em atingir o seu objetivo. Ademais, um estudo aprofundado sobre o tema é essencial. 

Quais temas de palestra de IST abordar na SIPAT?

Na palestra de IST, é possível abordar temas que incluem a definição, os tipos, os sintomas, o tratamento e as prevenções das infecções. Então, confira os 10 melhores temas para apresentar.

Palestrante fazendo malabarismo durante Palestra de IST com aros diante de plateia composta por colaboradores de empresa
Uma palestra de IST é um dos melhores meios de informar sobre os riscos. Imagem de LeeJeongSoo no Pixabay.

1- O que é e quais as doenças mais comuns?

A sigla significa Infecção Sexualmente Transmissível, e pode ser causada por bactérias, vírus e outros microorganismos. Então, as infecções mais conhecidas são:

  • sífilis;
  • gonorréia;
  • infecção pelo HIV;
  • AIDS.

2- Sintomas das principais Infecções 

Esse é um dos temas de palestra de IST mais fundamental, pois é essencial o conhecimento e a discussão dos colaboradores acerca dos sintomas.

Desse modo, cada infecção se manifesta de uma forma diferente, mas os mais identificáveis são feridas e verrugas, corrimentos de cores e odores diversos, bem como coceiras e ardência ao urinar.

3- Como identificar uma Infecção 

Caso haja suspeita de infecção, o correto é ir até o posto de saúde mais próximo, para que, então, os devidos procedimentos sejam feitos. O diagnóstico pode ser realizado através de:

  • exames laboratoriais; 
  • exames físicos; 
  • anamnese.

4- A importância do preservativo é um dos mais importantes temas de palestra de IST  

O uso da camisinha é a prevenção mais eficaz e acessível no combate a transmissão de ISTs por meio da relação sexual, seja ela oral, vaginal ou anal. Hoje em dia, existe tanto o preservativo masculino, quanto o feminino.

5- Formas de contágio e tratamento 

A transmissão pode ocorrer por meio de relações sexuais, bem como durante a gestação, parto ou amamentação e através do contato de pele com feridas com mucosas ou secreções contaminadas. Já o tratamento varia de acordo com cada IST.

6- Quais os principais métodos de prevenção?

A melhor prevenção para as Infecções Sexualmente Transmissíveis é a combinação do uso do preservativo com campanhas que disseminem informação e incentivos a testes rápidos que diagnosticam uma infecção.

7- Diferenças entre AIDS e HIV

Em resumo, o HIV é um vírus que, conforme o seu avanço, pode provocar a AIDS. Ou seja, uma pessoa pode estar infectada pelo HIV e mesmo assim não desenvolver a AIDS.

Por isso, esse é um dos temas de palestra de IST de muita relevância, haja vista que ainda existe muita confusão acerca dos dois conceitos, que são comumente lembrados como sinônimos.

8- Consequências do tratamento tardio

O não tratamento gera consequências dependendo de cada infecção, como por exemplo a infertilidade e dor nas relações sexuais. Ademais, no caso do HIV, a demora do diagnóstico pode ocasionar a AIDS e levar à morte em decorrência de doenças oportunistas.

9- Quais ISTs têm cura?

A grande maioria têm uma cura, ao passo que, as que não têm, podem ser controladas.

Então, de acordo com cada infecção, o tratamento pode ter como propósito:

  • eliminar o agente causador;
  • aliviar os sintomas.

10- HIV e depressão

Pessoas soropositivas podem desenvolver depressão de forma mais fácil, haja vista a fragilidade emocional acrescentada aos efeitos colaterais do tratamento. Devido a isso, o tema torna-se essencial nas atividades da SIPAT.

Benefícios da palestra de IST

Os benefícios da palestra de IST são notáveis na prática de disseminação de informações acessíveis sobre o assunto, a fim de contribuir na luta contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis e apoiar os portadores.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT