PPRA – Guia 2024 do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

PPRA

O PPRA, sigla para Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, é determinado pela NR-9 e visa reduzir riscos no ambiente de trabalho. Diante disso, saiba se a sua empresa é obrigada a fazer o projeto e o que ele deve conter em 2024. 

O que é PPRA e qual sua função?

Este programa faz uma análise dos riscos presentes na atividade, a fim de ver se podem causar danos à saúde dos empregados. Com isso, pode definir medidas para reduzir ou eliminar as ameaças, por meio do uso de EPI ‘s adequados, por exemplo.

Nele, constarão os riscos ambientais e as medidas quantitativas. Por outro lado, as medidas de controle para cada tipo de agente estão elencadas nos anexos da NR 9. Por exemplo, melhorar o sistema de ventilação em ambientes com calor excessivo.

Substituição do PPRA para o PGR

A partir de janeiro de2024, entrou em vigor o Programa de Gerenciamento de Risco, PGR. Com isso, o novo modelo vai substituir o PPRA. Como resultado, esse formato será mais completo, pois abrange também riscos ergonômicos.

O prazo para revisão também muda no novo formato. Assim, se no primeiro a exigência era da análise a cada ano, com o PGR a avaliação é contínua e revista a cada 24 meses. Ainda, caso a empresa tenha um sistema de gestão, esse prazo pode chegar a três anos. 

Quem precisava elaborar o PPRA continua a fazer o PGR?

Com a substituição pelo PGR algumas empresas deixaram de ter a obrigação de fazer essa análise dos riscos no trabalho. Antes da mudança, todas as companhias com funcionários regidos pela CLT estavam sujeitas, mas agora, ficam excluídas as seguintes:

  • Microempresas;
  • Empresas de Pequeno Porte.

Essa liberação vale para aquelas empresas que tenham graus de risco 1 e 2, bem como que não apresentem riscos em análise prévia. Além disso, devem declarar as informações de segurança do trabalho pelo formato digital. 

Foto: Falar sobre o PPRA na SIPAT é essencial.

Conheça quais os tipos de riscos ambientais

Do ponto de vista da segurança do trabalho, há alguns tipos de riscos ambientais que podem causar danos à saúde do empregado. Desse modo, são elencados 5 grupos de acordo com a natureza do agente, divididos por cores, são eles:

  • Riscos físicos, como por exemplo ruídos, calor e radiação, indicados pela cor verde;
  • Os de cor azul, mecânicos, por sua vez ligados à operação de máquinas;
  • No grupo vermelho, os riscos químicos, como a poeira, gases e outras substâncias;
  • Os biológicos, de cor marrom, decorrem de vírus e bactérias;
  • Por fim, na cor amarela, os ergonômicos, ligados a desvios de postura.

Cada categoria tem nas normas regulamentadoras as formas de redução ou prevenção de danos. De fato, é muito importante contar com uma equipe competente para fazer essa análise e aplicar as medidas necessárias, para garantir a segurança no trabalho.

O que é a SIPAT e de que forma se relaciona com o PPRA? 

A SIPAT, Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, é um evento realizado nas empresas, voltado aos empregados. Em resumo, tem como objetivo, informar o trabalhador sobre as medidas de prevenção de acidentes. 

Como cada edição possui um tema central, os responsáveis podem abordar os assuntos mais presentes no dia a dia da empresa. Nesse sentido, é uma boa chance para tratar do programa, ou o mais recente PGR e as práticas a serem adotadas.

Contrate uma companhia renomada no mercado

É possível organizar um evento interativo, que prenda a atenção dos ouvintes. Por mais que a empresa gaste tempo e invista em um PPRA, são os funcionários que precisam pôr em prática as medidas de prevenção.

Com mais de 1.100 clientes atendidos, você pode contar com a experiência da Super SIPAT para o seu evento, seja presencial ou online. Por fim, ofereça o melhor para sua equipe de trabalho.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT