A sensibilidade auditiva, para muitas pessoas, faz com que sons comuns do dia a dia se tornem fontes de desconforto e distração, ao passo que afeta a produtividade e o bem-estar no trabalho. Leia o texto a seguir e saiba as suas principais causas e como lidar com ela.
Como a sensibilidade auditiva afeta o trabalho?
A sensibilidade auditiva causa baixo foco, assim como estresse e ansiedade. Além disso, gera distrações, fadiga na audição e dificultar a comunicação, assim, pode afetar a rotina de trabalho. Veja mais detalhes a seguir.
Baixo foco
Quem sofre com essa condição pode ter dificuldade de focar nas suas tarefas, desse modo, pode levar a uma baixa produtividade por conta de sons externos.
Estresse e ansiedade
Locais com muito ruído podem causar estresse e ansiedade em pessoas sensíveis ao som, uma vez que afeta o seu bem-estar emocional e a atuação no trabalho.
Distrações
Ruídos constantes também podem criar distrações frequentes, isso prejudica a capacidade de manter o foco nas tarefas importantes do dia a dia.
Fadiga auditiva
Se expor por muito tempo a sons altos pode levar à fadiga auditiva, assim, causa cansaço e reduz a energia para fazer as tarefas do trabalho.
Impacto na saúde mental
Outro agravante são os problemas de saúde mental, como por exemplo, o estresse crônico, ansiedade e até mesmo depressão. Isso não só afeta a rotina de trabalho, como também a qualidade de vida.

Quais são as principais causas da sensibilidade auditiva?
As principais causas da sensibilidade auditiva são a genética, assim como a exposição a sons altos, além de lesões ou traumas no ouvido. Veja os tópicos a seguir e entenda o que pode causar essa condição.
Genética
Algumas pessoas podem ter uma predisposição genética, ou seja, herdar de um familiar que tenha a mesma condição ou resultar da soma dos genes dos pais.
Exposição a sons altos
Expor-se a sons altos no ambiente de trabalho ou uso frequente dos fones de ouvido em volume elevado, então, pode levar a uma sensibilidade na audição.
Lesões ou traumas
Lesões na orelha, bem como danos nos ouvidos internos ou traumas físicos na região da cabeça também podem deixar a audição sensível.
Como lidar com a sensibilidade auditiva no trabalho?
Para lidar com a sensibilidade auditiva no trabalho, crie um ambiente de trabalho que seja o mais confortável possível para quem sofre com essa condição. Isso pode incluir reduzir o volume de ruídos desnecessários, como, por exemplo:
- telefones que não param de tocar;
- máquinas muito barulhentas;
- sons altos no escritório.
Considere o uso de itens de cancelamento de ruído, como fones de proteção auricular para, assim, ajudar os funcionários a focar melhor em suas tarefas.
A Super SIPAT conta com uma equipe completa de especialistas nesse tipo de convenção. Dessa forma, todos os temas são abordados com profundidade e de modo leve.