Uma SIPAT em Jacareí é um evento importante assim como em qualquer outro local, então, é preciso ter atenção a muitos detalhes. Afinal, a Semana Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho é vital para empresa e colaboradores, como veremos nesse texto.
Quais os temas obrigatórios na SIPAT em Jacareí?
Não existe, na verdade, um conjunto de temas obrigatórios na SIPAT em Jacareí. Isso porque as empresas têm autonomia para decidirem o que vão abordar em seus eventos de conscientização aos acidentes de trabalho, seja em qual cidade for.
Assim, o ideal é tratar de temas que tenham a ver com a área em que a empresa atua, além de garantir que os ensinamentos ajudem no dia a dia do ambiente de trabalho.
Por exemplo, se o negócio é uma fábrica de peças de carro, não faz sentido ensinar sobre manejo de seringas e agulhas. Portanto, é preciso analisar cada caso e definir temas que vão, de fato, ser úteis para aquele ambiente laboral em específico.
Dicas do que abordar na SIPAT
Apesar de não serem obrigatórios, existem assuntos cuja abordagem é indispensável. Então, se você se pergunta o que falar na SIPAT, pode começar com o essencial, como:
- alcoolismo;
- tabagismo;
- doenças sexualmente transmissíveis;
- segurança no trabalho;
- assédio moral e sexual, dentre outros.
Esses assuntos são vitais para qualquer que seja o local de trabalho em questão. Portanto, são temas que podem ser a base de qualquer SIPAT.
Como fazer uma SIPAT em Jacareí passo a passo?
Para fazer uma SIPAT em Jacareí passo a passo, é preciso, primeiramente, contar com a CIPA (Comissão Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho). Veja outras etapas:
- planeje e divulgue com antecedência a semana em que acontecerá o evento;
- defina um roteiro de temas e um cronograma de apresentação;
- insira atividades dinâmicas para intercalar com as palestras;
- pense em como deixar o evento mais divertido e lúdico.
Após a realização do evento, você ainda pode aplicar um quizz entre os colaboradores para avaliar os resultados. Assim, você saberá o que melhorar em uma próxima SIPAT.
SIPAT é obrigatório?
A Portaria n.º 3.214 de 08 de junho de 1978 impõe a obrigatoriedade da SIPAT para todas as empresas que possuem mais de 20 colaboradores. Portanto, a empresa que descumpre pode ter que arcar com multas do Ministério do Trabalho.
Vale lembrar, ainda, que fazer a SIPAT é mais do que uma forma de evitar multas, mas também ajuda a prevenir outros problemas não só para o trabalhador como também para a empresa. Por exemplo, excesso de atestados médicos e afastamentos por conta da saúde.
Palestrantes experientes sabem como passar e ensinar ao colaborador. Ainda mais que a Super SIPAT conta com anos de mercado, abordando diferentes temas, entre em contato e saiba mais.