Para as empresas que prezam pela segurança, fazer a SIPAT online com ideias inovadoras pode ser a solução. Então, saiba porque ela é essencial para o seu negócio e saiba como fazer dessa reunião de trabalho um sucesso.
Por que a SIPAT é importante?
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho ocorre em todas as empresas. Mas, ela é bem mais que um dever a se cumprir. Já que, é por meio dela que se pode criar um ambiente seguro. Assim, veja para que ela é importante:
- Informar os trabalhadores;
- Prevenir acidentes;
- Dar mais qualidade de vida e bem-estar;
- Aumentar a produtividade.
A informação é essencial nesse tipo de ambiente. Isso porque, quando o colaborador sabe quais são os riscos e como evitar cada um deles, as chances de prevenir um acidente são muito maiores.
Mais bem-estar
Uma empresa que se preocupa com a saúde do seu quadro de funcionários é bem mais produtiva. Pois, ao dar mais segurança para eles, ela vai elevar o bem-estar e também a produção.
Objetivos do SIPAT
O principal objetivo de fazer uma SIPAT online é melhorar o ambiente de trabalho para os colaboradores. Desse modo, todos e seus esforços são na intenção de reforçar as ações corretas e recordar orientações mais antigas.
Por ser um evento anual, ela é capaz de manter as informações de segurança pessoal e coletiva sempre bem frescas na memória. Então, os funcionários sempre sabem quais ações evitar.
Como planejar a SIPAT online ideias?
Planejar uma SIPAT digital requer ideias criativas. Mas, a fase inicial é a igual à da presencial. Ou seja, traçar um bom plano. Por isso, comece com a escolha da data, dos temas, das atividades e responsáveis.
Defina o custo total desse encontro. Assim, liste os gastos mais importantes, como a contratação de um palestrante experiente na área e de planos de aplicativos para videoconferência, dentre outros.
Crie o roteiro
Um bom roteiro vai ajudar a organizar cada etapa da SIPAT. Pois, apesar de ter um longo tempo para planejar, imprevistos acontecem e esse cronograma faz possível achar a solução a tempo.
SIPAT online ideias de como fazer
Depois de planejar e deixar tudo em ordem, é hora de colocar em prática. Mas, de forma online, pode parecer mais desafiador que o presencial. Isso porque, passar informação e manter a atenção do público requer ainda mais empenho.
A criatividade, nesse momento, é essencial. Já que, o encontro online tem que trazer o mesmo conteúdo que o presencial, só que bem mais atrativo. Assim, veja dicas que vão garantir o sucesso da sua SIPAT virtual:
- Escolha temas motivacionais;
- Defina o meio de acesso;
- Use plataformas acessíveis;
- Saiba a limitação dos colaboradores;
- Divida funções;
- Faça dinâmicas.
Uma boa forma de transmitir é por meio de Live ao vivo. Entretanto, as videoconferências através dos aplicativos Zoom e Google Meet podem dar bons resultados e trazem mais contato.
SIPAT online ideias para atrair a equipe
Atrair a atenção da equipe pode ser outro grande desafio. Já que, o trabalho longe do ambiente da própria empresa pode trazer algumas distrações . Então, boas ideias para manter o foco do público são essenciais, veja algumas:
- Dê opções de datas e horários;
- Avise com antecedência;
- Ouça a equipe;
- Faça palestras divertidas;
- Use uma linguagem empática e motivacional.
Aprender enquanto se diverte é a melhor opção. Portanto, essas ideias vão servir para despertar o interesse do público e mantê-lo atento às informações. Além disso, ajudam a tornar a reunião de trabalho bem mais dinâmica, mesmo de forma online.
Temas da Super SIPAT
Com anos de experiência no mercado, a Super SIPAT conta com os mais variados temas para realizar este tipo de evento na sua empresa. Logo, se você está sem ideias e precisa de uma equipe especializada, basta acessar o portal e fazer o seu orçamento hoje mesmo.