Veja porque fazer uma palestra sobre sustentabilidade empresarial em 2024

Veja porque fazer uma palestra sobre sustentabilidade empresarial

A sustentabilidade empresarial é vital para a empresa crescer e prospere no longo prazo. Por isso, veja o que é essa prática, quais os seus pilares e sua importância para a saúde econômica e o desenvolvimento interno e externo da sua empresa.

O que é sustentabilidade empresarial?

A sustentabilidade empresarial é um conjunto de práticas cuja meta é fazer com que a empresa cresça de forma equilibrada. Ou seja, ela visa que o negócio cresça sem impactar de modo abrupto o social e o ambiental, com isso, as principais metas são:

  • reduzir custos;
  • reduzir riscos; 
  • aumentar a inovação. 

Em outras palavras, são táticas que permitem à empresa ser viável ao longo do tempo. Mas também, correta em suas ações ambientais e justas no campo do social. Isso ajuda, inclusive, a melhorar a imagem da marca perante os clientes.

Veja porque fazer uma palestra sobre sustentabilidade empresarial
A sustentabilidade aumenta a reputação da marca

Quais são os três pilares da sustentabilidade empresarial? 

John Elkington, sociólogo e consultor britânico, define a sustentabilidade empresarial em três pilares, o social, o econômico e o ambiental. Assim, estes pontos são cruciais para guiar as ações da empresa. Então, veja mais sobre cada um dos pilares:

  • o social, tem o foco em ações para comunidade ao redor e/ou a sociedade; 
  • o econômico visa que a empresa cresça no longo prazo; 
  • o ambiental tem como meta reduzir os danos ao meio ambiente. 

Essas ações, são vitais para preservar recursos naturais e combater os efeitos das mudanças climáticas. Porém, elas trazem muitas vantagens competitivas porque, auxiliam a empresa a:

  • fidelizar clientes;
  • atrair investidores;
  • reter talentos. 

Além disso, as práticas sustentáveis ajudam a gerar uma melhor eficiência nas atividades e operações de rotina. Também, tendem a fazer com que os membros da equipe sejam mais criativos e inovadores.

Com isso, aumenta a resiliência e a capacidade de se adaptar frente às mudanças do mercado. Isso sem contar que é uma das tendências do futuro, de que negócios sustentáveis podem render trilhões e conquistar a confiança da sociedade artigo.

Como ter uma empresa sustentável?

Para ter uma empresa sustentável é preciso fazer ações internas e externas que tragam resultado de forma concreta. Ou seja, realizar ações que gerem impacto positivo no meio ambiente e na sociedade de modo real. 

Essas ações, podem ter início, com coisas simples, como uma palestra sobre o tema na SIPAT. Também, com a adoção do marketing verde ou o uso de produtos que tenham uma matéria-prima mais natural.

Se você está fazendo a sua programação SIPAT, então, veja as dicas de como organizar uma. Afinal, a Super SIPAT é referência no mercado de palestras e tem toda a estrutura para levar informação de forma leve e didática para seu time. Entre em contato

Compartilhe esse post

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT