A sustentabilidade empresarial é vital para a empresa crescer e prospere no longo prazo. Por isso, veja o que é essa prática, quais os seus pilares e sua importância para a saúde econômica e o desenvolvimento interno e externo da sua empresa.
O que é sustentabilidade empresarial?
A sustentabilidade empresarial é um conjunto de práticas cuja meta é fazer com que a empresa cresça de forma equilibrada. Ou seja, ela visa que o negócio cresça sem impactar de modo abrupto o social e o ambiental, com isso, as principais metas são:
- reduzir custos;
- reduzir riscos;
- aumentar a inovação.
Em outras palavras, são táticas que permitem à empresa ser viável ao longo do tempo. Mas também, correta em suas ações ambientais e justas no campo do social. Isso ajuda, inclusive, a melhorar a imagem da marca perante os clientes.

Quais são os três pilares da sustentabilidade empresarial?
John Elkington, sociólogo e consultor britânico, define a sustentabilidade empresarial em três pilares, o social, o econômico e o ambiental. Assim, estes pontos são cruciais para guiar as ações da empresa. Então, veja mais sobre cada um dos pilares:
- o social, tem o foco em ações para comunidade ao redor e/ou a sociedade;
- o econômico visa que a empresa cresça no longo prazo;
- o ambiental tem como meta reduzir os danos ao meio ambiente.
Essas ações, são vitais para preservar recursos naturais e combater os efeitos das mudanças climáticas. Porém, elas trazem muitas vantagens competitivas porque, auxiliam a empresa a:
- fidelizar clientes;
- atrair investidores;
- reter talentos.
Além disso, as práticas sustentáveis ajudam a gerar uma melhor eficiência nas atividades e operações de rotina. Também, tendem a fazer com que os membros da equipe sejam mais criativos e inovadores.
Com isso, aumenta a resiliência e a capacidade de se adaptar frente às mudanças do mercado. Isso sem contar que é uma das tendências do futuro, de que negócios sustentáveis podem render trilhões e conquistar a confiança da sociedade artigo.
Como ter uma empresa sustentável?
Para ter uma empresa sustentável é preciso fazer ações internas e externas que tragam resultado de forma concreta. Ou seja, realizar ações que gerem impacto positivo no meio ambiente e na sociedade de modo real.
Essas ações, podem ter início, com coisas simples, como uma palestra sobre o tema na SIPAT. Também, com a adoção do marketing verde ou o uso de produtos que tenham uma matéria-prima mais natural.
Se você está fazendo a sua programação SIPAT, então, veja as dicas de como organizar uma. Afinal, a Super SIPAT é referência no mercado de palestras e tem toda a estrutura para levar informação de forma leve e didática para seu time. Entre em contato