O que é Gaslighting – 10 Sinais e exemplos e, como lidar e identificar

O que é Gaslighting

O que é gaslighting pode ser explicado como uma forma de abuso emocional sutil, mas de alta gravidade. Assim como, casos em que as mulheres sofrem manipulação masculina em relacionamentos afetivos. Além disso, este é um tema que merece espaço em sua SIPAT da empresa.

O que é Gaslighting e como o termo surgiu?

Gaslighting é um tipo de violência psicológica em que a vítima é invalidada e passa a questionar a realidade. Assim, não sabendo se o abusador está agindo ou se é apenas “coisa de sua cabeça”, ela pensa, muitas das vezes, que está louca.

Enfim, Gaslighting é um tipo de abuso psicológico sutil, em que o abusador mente e manipula a mulher, fazendo com que a mesma duvide de si.

O termo se baseia no filme Gaslight (1944). A obra traz a história de um homem que manipulava sua esposa com o objetivo de roubar seu dinheiro, fazendo com que a vítima questionasse sua própria sanidade. 

Como o agressor psicológico age em casos de Gaslighting?

Gaslighting é uma agressão psicológica baseada na mentira e na omissão de fatos. Dessa forma, o abusador consegue confundir sua vítima, fazendo com que ela questione a realidade e duvide de si mesma. 

Por ser um tipo de agressão mais sutil, pode passar despercebida, tanto para a mulher quanto para quem está de fora do relacionamento. Por isso, é importante estar atento aos sinais do Gaslighting que um abusador psicológico deixa escapar. 

Como se livrar de uma relação de abuso psicológico?

Primeiro, é importante identificar o abuso, o que pode ser difícil para a vítima de ínicio. Depois, é importante se afastar do abusador o mais rápido possível, por mais doloroso que seja. Por fim, deve-se procurar ajuda psicológica profissional para lidar com a situação. 

O que é Gaslighting: Imagem mostra várias pessoas assistindo uma palestra.
Falar sobre o que é Gaslighting em sua SIPAT na empresa é importante para informar a todos.

Como identificar o que é Gaslighting?

Depois de entender o que é gaslighting, é importante saber identificá-lo. Para ajudar a reconhecer esse abuso psicológico, veja 10 sinais de que está isso pode estar acontecendo com você ou alguém próximo:

  1. como vítima, você nunca está certa em uma discussão;
  2. o abusador mente de forma descarada para te confundir;
  3. as mentiras e os comentários negativos começam de forma sútil;
  4. bem como, o abusador fala uma coisa e age de forma contrária;
  5. chantagem está sempre presente nas discussões;
  6. ameaças sobre o fim do relacionamento para prender o parceiro;
  7. para a vítima, existe o cansaço mental por lidar com a inconstância na relação;
  8. bem como,
  9. para confundir a vítima, o abusador é amável, prendendo-a em um ciclo vicioso;
  10. o abusador atinge sua vítima no que for mais importante para ela;
  11. aos poucos, se percebe que a vítima está “moldada” ao abusador. 

Por que as mulheres são mais afetadas com Gaslighting?

Geralmente, o senso comum diz que as mulheres são histéricas e exageradas, o que colabora para isso é o machismo estrutural. Por esse motivo, essa condição afeta mais as mulheres. Para mudar essa realidade, é importante se informar sobre o que é gaslighting. 

Na maioria das vezes em que uma mulher relata um abuso psicológico, é a versão do homem que prevalece, enquanto a sua é questionada. Além disso, as vítimas são diariamente silenciadas diante das mais terríveis situações de agressão psicológica. 

Existem relações abusivas no ambiente de trabalho?

Gaslighting ocorre em relacionamentos onde existe afeto. Porém, abusos psicológicos são corriqueiros em ambientes de trabalho, seja entre um funcionário e outro, ou entre chefe e funcionário. 

Pensando na saúde mental da sua equipe, a Super SIPAT promove palestras e outros eventos que abordam assuntos importantes como esse e outros para a sua firma. Portanto, entre em contato hoje mesmo e contrate nossos serviços.  

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT