Terapia da Escrita – 8 Técnicas de escrita de diário de arte

Local de trabalho com pessoas distribuídas em mesa enquanto palestrante fala em meio a essas pessoas

A terapia da escrita é uma prática que vem sendo cada vez mais incentivada pela sua eficácia. A saúde mental é uma pauta comum nas empresas, portanto, os empregadores buscam promover cuidados essenciais para preservar o estado mental de suas equipes. 

O que é terapia da escrita?

Essa é a prática de colocar no papel os sentimentos e os pensamentos, sem se preocupar com a estrutura do texto. Dessa forma, o foco é a sinceridade sobre as emoções, como um desabafo em uma folha ou computador. 

A terapia escrita é uma forma de expressar aquilo que muitas vezes não se diz. Portanto, é uma ótima ferramenta para os cuidados com a saúde mental, portanto, ajuda o indivíduo a se entender e aliviar os seus sentimentos.   

Por que incluir a terapia da escrita no dia a dia?

Incluir a terapia da escrita na rotina é, assim, uma medida de cuidado com a saúde mental, porque colabora para que o indivíduo assimile os eventos que aconteceram ao longo do dia. Depois, facilita que ele resolva seus problemas internos, alguns, difíceis de compreender.

Homem realizando palestra em local análogo à teatro com grande plateia à sua frente
Cuidar da saúde mental é importante, inclusive no âmbito do trabalho.

Qual a relação da terapia da escrita e o ambiente de trabalho?

Uma vida saudável inclui a manutenção de todas as suas áreas, inclusive a do trabalho. Dessa forma, sabe-se que esse ambiente pode ser muito estressante, por isso, esse tipo de terapia pode ser uma ótima forma de diminuir as tensões causadas nesse local. 

Pensando em melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores, as empresas brasileiras promovem a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho). Assim, é uma semana de eventos voltados para a promoção do bem-estar dos trabalhadores. 

Para a saúde geral de todos que fazem parte do ambiente de trabalho, então, na SIPAT são abordados temas como: 

  • saúde mental;
  • estilo de vida saudável;
  • estresse;
  • Síndrome de Burnout. 

Durante essa semana, o principal objetivo é apresentar aos trabalhadores as melhores práticas a serem realizadas tanto no ambiente de trabalho quanto na área pessoal. Em suma, o propósito é evitar acidentes e melhorar a qualidade de vida. 

O que é um diário de arte? 

A terapia de diário de arte foge do tradicional e coloca as ideias no papel de forma criativa através da mistura de palavras com desenhos, recortes e colagens. Assim, a ideia principal é deixar fluir a criatividade e explorar a si mesmo, além de ser uma ótima forma de relaxar.

Como construir um diário de arte? 

Um diário de arte não possui regra para sua forma, mas, para construir um aqui vão oito técnicas: 

  1. escolha um caderno e o personalize;
  2. defina um momento do seu dia para escrever em seu diário;
  3. separe diferentes materiais para usar;
  4. use jornais e revistas para recortes criativos;
  5. abuse das cores e das formas em seus desenhos;
  6. anote suas reflexões;
  7. não se preocupe com a forma, mas com o conteúdo;
  8. defina um tema para a arte daquela página.

Quais os benefícios de escrever um diário? 

São inúmeros os benefícios da técnica da escrita, uma vez que não importa a forma como se escreve, a pessoa pode dar atenção aos pensamentos que passam, organizá-los e observá-los melhor, sem medo de ser julgado ou mal interpretado. 

Para cuidar da saúde mental da sua equipe, então, contrate a Super SIPAT para abordar esse e outros tópicos relevantes dentro de sua empresa com palestras, teatros e intervenções.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT