Com a da pandemia no mundo todo, especialistas da saúde reforçam a importância dos cuidados com a saúde, há inclusive 14 alimentos que aumentam a imunidade segundo a OMS, inclusive sendo uma das melhores defesas do nosso organismo contra o Covid-19 .
Segundo a OMS, ainda não há cura para o covid-19, mas há vacinas e tratamentos experimentais em andamento.
Por isso, a boa alimentação é um fator muito importante na manutenção do estado de saúde do indivíduo.
O que é imunidade corporal?
Antes de falarmos dos 14 alimentos que aumentam a nossa imunidade corporal segundo a OMS, você sabe o que é imunidade corporal?
A imunidade corporal é a capacidade do nosso organismo de reconhecer certas substâncias que são estranhas e se defender contra elas.
Essas substâncias são conhecidas como “antígenos” e são nocivas para a saúde humana.
A imunidade corporal é formada por vários mecanismos que atual em proteção ao nosso corpo, os conhecidos anticorpos, e pela ação de células de defesa.
Especialistas afirmam que a maior forma de proteção para sempre ter o corpo imune aos antígenos é a alimentação.
Alimentos que aumenta a imunidade
Para que seu corpo mantenha a imunidade em alta e ofereça uma ótima saúde ao seu organismo, especialistas em nutrição recomendam comidas que contenham boas doses de vitaminas A, C e D, ômega-3, ferro e zinco.
Esses nutrientes são os principais para o fortalecimento do sistema imunológico do corpo humano e pessoas de qualquer idade podem aproveitar.
Como exemplo, podemos citar limão, castanhas, laranja, amêndoas, abacaxi, aveia, kiwi, grão de bico, brócolis, beterraba, couve, feijão e espinafre.
O poder imunizante dos vegetais verdes
Os vegetais de cor verde, por exemplo, como os brócolis e a couve, são uma fonte de ácido fólico que contribui para a produção dos glóbulos brancos (que atuam no combate de invasores).
A castanha-do-Brasil é outro pequeno alimento que pode ajudar muito em nossa imunidade corporal.
Ela é fonte de selênio e de zinco que ajudam a combater gripes, resfriados, síndromes gripais e ajuda a proteger contra a temível Covid-19.
Outras oleaginosas como a castanha de caju, semente de linhaça, amendoim, amêndoas, cereais integrais e leguminosas também são fontes de zinco.
Esses alimentos são poderosos em vitaminas, probióticos e antioxidantes que dão grande fortalecimento ao sistema imunológico.
Fora que são os mais fáceis para inventar receitas deliciosas e fazer do seu cardápio mais atrativo.
Com a laranja, por exemplo, você poderá fazer um saboroso bolo de laranja com castanhas e sucos naturais.
Dicas alimentares importantes
Outra dica especial que podemos dar é cuidado ao cozinhar alimentos naturais de cor verde como as lentilhas, quiabo, feijão preto, amendoim, espinafre, folhas de couve, aspargos e tantas outras.
Pois, durante o cozimento 90% do ácido fólico pode ser destruído pela ação do calor.
E, por fim, podemos recomendar que sempre tempere seus pratos salgados com alho, pois o tempero mais conhecido no Brasil é uma das fontes mais ricas em proteger o organismo contra micróbios e inflamações.
Fora que também ajuda a combater gripes e resfriados e outras doenças: não é à toa que além de um tempero, também é conhecido por seu poder medicinal.
Lista de 14 alimentos que aumenta a imunidade segundo a OMS
Segue abaixo uma lista com 14 alimentos que aumentam a imunidade segundo o site oficial da OMS.
1º – Arroz integral
2º Feijão
3º Lentilha
4º Milho
5º Aveia
6º Batata Doce
7º Mandioca
8º Brócolis
9º Mel
10º Nozes
11º Rúcula
12º Agrião
13º Beterraba
14º Cenoura
Conclusões:
Para se ter uma vida saudável é necessário uma alimentação adequada e equilibrada com bastante diversificação.
Quer Saber como realizar palestras sobre qualidade de vida e alimentação saudável? Conheça a as palestras para SIPAT Online e Virtual.