14 Alimentos que aumentam a imunidade segundo a OMS

Com a da pandemia no mundo todo, especialistas da saúde reforçam a importância dos cuidados com a saúde, há inclusive 14 alimentos que aumentam a imunidade segundo a OMS, inclusive sendo uma das melhores defesas do nosso organismo contra o Covid-19 .

Segundo a OMS, ainda não há cura para o covid-19, mas há vacinas e tratamentos experimentais em andamento.

Por isso, a boa alimentação é um fator muito importante na manutenção do estado de saúde do indivíduo.

O que é imunidade corporal?

Antes de falarmos dos 14 alimentos que aumentam a nossa imunidade corporal segundo a OMS, você sabe o que é imunidade corporal?

A imunidade corporal é a capacidade do nosso organismo de reconhecer certas substâncias que são estranhas e se defender contra elas.

Essas substâncias são conhecidas como “antígenos” e são nocivas para a saúde humana.

A imunidade corporal é formada por vários mecanismos que atual em proteção ao nosso corpo, os conhecidos anticorpos, e pela ação de células de defesa.

Especialistas afirmam que a maior forma de proteção para sempre ter o corpo imune aos antígenos é a alimentação.

Alimentos que aumenta a imunidade

Para que seu corpo mantenha a imunidade em alta e ofereça uma ótima saúde ao seu organismo, especialistas em nutrição recomendam comidas que contenham boas doses de vitaminas A, C e D, ômega-3, ferro e zinco.

Esses nutrientes são os principais para o fortalecimento do sistema imunológico do corpo humano e pessoas de qualquer idade podem aproveitar.

Como exemplo, podemos citar limão, castanhas, laranja, amêndoas, abacaxi, aveia, kiwi, grão de bico, brócolis, beterraba, couve, feijão e espinafre.

O poder imunizante dos vegetais verdes

Os vegetais de cor verde, por exemplo, como os brócolis e a couve, são uma fonte de ácido fólico que contribui para a produção dos glóbulos brancos (que atuam no combate de invasores).

A castanha-do-Brasil é outro pequeno alimento que pode ajudar muito em nossa imunidade corporal.

Ela é fonte de selênio e de zinco que ajudam a combater gripes, resfriados, síndromes gripais e ajuda a proteger contra a temível Covid-19.

Outras oleaginosas como a castanha de caju, semente de linhaça, amendoim, amêndoas, cereais integrais e leguminosas também são fontes de zinco.

Esses alimentos são poderosos em vitaminas, probióticos e antioxidantes que dão grande fortalecimento ao sistema imunológico.

Fora que são os mais fáceis para inventar receitas deliciosas e fazer do seu cardápio mais atrativo.

Com a laranja, por exemplo, você poderá fazer um saboroso bolo de laranja com castanhas e sucos naturais.

Dicas alimentares importantes

Outra dica especial que podemos dar é cuidado ao cozinhar alimentos naturais de cor verde como as lentilhas, quiabo, feijão preto, amendoim, espinafre, folhas de couve, aspargos e tantas outras.

Pois, durante o cozimento 90% do ácido fólico pode ser destruído pela ação do calor.

E, por fim, podemos recomendar que sempre tempere seus pratos salgados com alho, pois o tempero mais conhecido no Brasil é uma das fontes mais ricas em proteger o organismo contra micróbios e inflamações.

Fora que também ajuda a combater gripes e resfriados e outras doenças: não é à toa que além de um tempero, também é conhecido por seu poder medicinal.

Lista de 14 alimentos que aumenta a imunidade segundo a OMS

Segue abaixo uma lista com 14 alimentos que aumentam a imunidade segundo o site oficial da OMS.

1º – Arroz integral

2º Feijão

3º Lentilha

4º Milho

5º Aveia

6º Batata Doce

7º Mandioca

8º Brócolis

9º Mel

10º Nozes

11º Rúcula

12º Agrião

13º Beterraba

14º Cenoura

Conclusões:

Para se ter uma vida saudável é necessário uma alimentação adequada e equilibrada com bastante diversificação.

Quer Saber como realizar palestras sobre qualidade de vida e alimentação saudável? Conheça a as palestras para SIPAT Online e Virtual.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Siga-nos

Leia Mais Sobre SIPAT