Como fazer uma SIPAT? Guia completo com 7 passos para fazer a sua

Como fazer uma SIPAT

Aprenda como fazer uma SIPAT, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho feita pela CIPA. Assim, reunir a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é a primeira coisa que deve ser feita. Logo depois, veja o guia completo.    

Defina metas e objetivos claros para falar na SIPAT

O objetivo geral da SIPAT é oferecer mais segurança no trabalho. Porém, cada empresa tem as suas diferenças particulares e pontos específicos para trabalhar. Então, liste seus desafios e use-os para criar as metas e os objetivos. 

Pegue dicas com a CIPA de como fazer uma SIPAT

O papel da CIPA está ligado à mediação e ao diálogo. Por isso, seus membros conhecem mais de perto os pontos que têm maior e menor grau de urgência e reflexão. Portanto, fale com eles sobre as maiores dificuldades do dia a dia e pegue dicas. 

Foto: Saber como fazer uma SIPAT é importante para o sucesso do evento, logo, busque atividades que sejam cruciais para o seu time

Descubra as habilidades da equipe

Todos podem participar da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Afinal, é importante que a equipe toda seja beneficiada com a reflexão. Nesse sentido, observe as habilidades de cada um para melhor distribuir as funções nas palestras corporativas.

Pensar primeiro, agir depois 

Antes de partir para ação, pense em todos os pontos que não podem faltar. Em outras palavras, junte os participantes e faça uma chuva de ideias. Nesse meio tempo, você pode criar mapas mentais para facilitar o processo e checar que tipos de palestras usar.

7 Passos de como fazer uma SIPAT

Chegou a hora de ver o passo a passo de como fazer uma SIPAT. A princípio, o ideal é definir o local onde vai ser realizada a programação logo de início. Dessa forma, é possível direcionar os recursos com mais facilidade. Então, vamos aos passos.

  • Anote todos os temas que vão ser abordados; 
  • Defina as atividades que serão realizadas;
  • Liste os materiais necessários para cada tarefa;
  • Escreva quem será o responsável por cada função;
  • Veja seu orçamento e se for preciso faça adaptações
  • Prepare material com local, data e hora para divulgar entre os colegas;  
  • Registre tudo que foi feito antes e durante o evento para usar no ano seguinte. 

A semana Interna acontece todos anos. Por isso, é importante guardar as listas, os temas, as fotos e os vídeos para gerar material para trabalhar o ano seguinte. Além disso, esteja aberto para receber sugestões. Assim, a tendência é que haja melhoria contínua.

Para conferir no dia do evento

No dia do evento é necessário garantir que tudo funcione. Portanto, veja os microfones, a luz, os aparelhos de som, a capacidade de armazenar das câmeras e as comidas. Ou seja, todos os materiais úteis precisam passar por testes no dia. 

Faça uma abertura cativante  

Ninguém gosta de chegar em um lugar e perceber que não é bem-vindo. Por outro lado, quando a pessoa sente que sua presença tem valor e importância isso fica de maneira positiva na memória. Logo, esse é um ponto que deve ser observado com atenção.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT