5 dicas de segurança do trabalho que podem salvar sua vida

Mesmo com todos os cuidados, acidentes de trabalho podem acontecer, pois são imprevisíveis, por isso trouxemos 5 dicas de segurança do trabalho que podem salvar sua vida.

São maneiras de evitá-los ou minimizar seus impactos e salvar vidas com a prevenção de acidentes no trabalho.

De acordo com a Agência CNI de Notícias, há cinco formas de evitar vários tipos de acidentes e dar mais segurança no trabalho.

Essas dicas de acidentes do trabalho são baseadas em vídeos educativos produzidos pela SESI (Serviço Social da Indústria) para os setores de construção, mineração, panificação e frigorífico.

Citaremos cada uma delas com propostas de mudanças de hábitos em sua empresa.

5 dicas para ter segurança do trabalho e salvar sua vida

Seguem recomendações e dicas que podem salvar sua vida e de seus colegas do trabalho, são 5 dicas muito valiosas.

1.Observe os riscos de segurança ao seu redor

A segurança do trabalho visa estar presente todos os dias em todos os locais da empresa, através de conceitos e técnicas que podem ser aplicadas para evitar qualquer tipo de risco.

Em muitas empresas há grandes riscos com pisos molhados, fios e objetos expostos no caminho que podem fazer pessoas caírem e se machucar.

Por isso, sempre sinalize se há piso molhados, não deixe os fios muitos expostos quando for usar aparelhos que precisem de extensão, por exemplo, além de sempre tomar cuidado ao deixar objetos espalhados no chão.

2. Uso dos Equipamento de Proteção individual – Os EPIs

Toda a empresa tem de possuir equipamento de segurança, mas temos de prestar atenção quais serão necessárias para cada setor.

Podemos citar como exemplo os cintos de segurança para quem trabalha com veículo ou luvas culinárias para quem pertence a área da gastronomia.

Podem parecer pequenos detalhes, mas são comportamentos que podem fazer diferença pois evita acidentes.

Outra coisa é ter todo material de segurança reforçado e em dia, como as cordas que trabalhadores usam para subir e limpar janelas de grandes prédios.

3.Cuidado com trabalho em altura mesmo em casa

O trabalho em altura é um dos campeões em acidentes de trabalho, muitas funções usam da altura para realizar o trabalho, tais como a construção de prédios, limpeza de janelas e caixas d’águas e trocas de antenas, ou mesmo arrumar o telhado de casa por exemplo.

Nessa hora, esteja ciente que todo o material usado para a subida, como escada, equipamentos de proteção individual e o ambiente onde se fará o trabalho estará em boas condições.

E atenção aos pequenos detalhes: Escadas e corrimão tem de estar em condições aceitáveis para serem usadas.

Até na hora de trocar lâmpadas todo o cuidado é pouco: o funcionário terá de evitar estar com quaisquer objetos em mãos ao subir ou descer escadas.

Aconselhe-os sempre pedir ajuda para carregar objetos.

4. Ficar atento a Riscos de incêndios

Outro campeão de acidentes de trabalho e morte são os incêndios e eles podem ser evitados facilmente se colocadas essas dicas a seguir em prática:

Ao sentir cheiro de gás, desconfie: abra janelas e procure de onde vem o odor para localizar seu vazamento, devemos ficar atento a sinais que indiquem riscos de incêndio.

Evite acender fogo nessa hora! Ou mesmo o uso de celulares ou produtos eletrônicos.

Outra coisa: não conecte mais de um equipamento em um único disjuntor, principalmente os que usam de muita energia como grandes máquinas.

5.Manuseie ferramentas e máquinas com cuidado

Se você trabalha em fábricas ou qualquer lugar que use máquinas que cortam, queimam ou mesmo ralam objetos: tenha atenção redobrada no manuseio de ferramentas e máquinas.

É no uso desatento que surgem muitos acidentes, mutilações de parte do corpo humano (como os dedos) e até morte.

Por isso, manuseie com cuidado e, como recomendação, aprenda a manusear bem essas máquinas antes de usar trabalhando intensamente.

Além das 5 dicas mencionadas de segurança do trabalho que podem salvar sua vida, segue um item bônus para sua segurança.

BÔNUS: Fazer o trabalho diário de DDS Online ou presencial na sua empresa

O DDS é um diálogo diário de segurança que se faz geralmente na primeira hora antes do início o trabalho, com dicas sobre segurança no trabalho, recomendações sobre prevenção de acidentes e reforço sobre hábitos seguros.

Para maiores informações sobre dicas de segurança no trabalho, conheça a DDS online da super SIPAT com palestras para SIPAT Online e SIPAT virtual.

Conheça também mais de 50 temas sobre DDS Online e a sua importância de ajudar empresas e trabalhadores a terem mais segurança em sua empresa.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Siga-nos

Leia Mais Sobre SIPAT