História da Organização Internacional do Trabalho

A Organização Internacional do Trabalho ou, como é mais conhecida, a OIT (do inglês International Labour Organization – ILO) é um centro mundial em soluções sobre o universo de segurança do trabalho, sendo muito importante conhecer a sua história e suas conquistas.

Esta organização tem uma ligação profunda com a história da segurança do trabalho e faz parte também da história da SIPAT e a história da CIPA.

HISTÓRIA DO BRASIL NA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO

De acordo com o site oficial da OIT, a OIT pertence às Agências do Sistema das Nações Unidas e começou a sua representação no Brasil no final da década de 40, quando promoveu projetos e atividades para refletir sobre as finalidades da organização em outros países.

A Organização Internacional do Trabalho foi feita para impulsionar a justiça social dando o mesmo direito dos representantes de patrões e de labutadores do governo aos de repartições particulares também.

Saiba como surgiu a Organização Internacional do Trabalho, o que ela é, e porquê é tão importante para a história.

A História da Organização internacional do trabalho no mundo

A Organização Internacional do Trabalho foi designada pela Conferência de Paz logo depois a 1º Guerra Mundial convertendo-se na Parte XIII do Tratado de Versalhes dentro da Constituição.

Na época da 2º Guerra Mundial, a OIT abraçou a Declaração da Filadélfia em sua Constituição.

Esta declaração acabou por servir de exemplo para a Carta das Nações Unidas e para a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Ganhando o prêmio Nobel da Paz

Quando completou 50 anos de história da Organização Internacional do Trabalho, a OIT foi condecorada com o Prêmio Nobel da Paz.

Nesse dia, o presidente do Prêmio Nobel disse que a OIT era uma das poucas criações institucionais do qual a humanidade deve se orgulhar!

Depois que a Guerra Fria terminou, em 1998, foi criada a Declaração da OIT sobre os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho e seu Seguimento.

Este documento, na verdade, é uma reiteração universal da missão de venerar, impulsionar e tornar fato os conceitos nas Convenções fundamentais da OIT, sendo inclusive um documento sobre princípios universais dos direitos humanos dos trabalhadores.

Qual é a maior intenção da OIT?

Desde o ano de 1999, a Organização Internacional do Trabalho – OIT, dedica suas atividades para a globalização em prol da estabilização de condições adequadas de trabalho e equidade social.

A maior intenção dessa organização é simplesmente usar a ideia de que a paz mundial e infinita só existirá graças a justiça social e equilíbrio entre os direitos dos trabalhadores e bom relacionamento com as organizações.

O Papel da Organização internacional do Trabalho

Durante sua longa trajetória, a OIT teve grandes conquistas sociais para a coletividade industrial, pois torna possível o debate sobre questões sensíveis, além de buscar soluções para avanços na qualidade de vida dos trabalhadores.

A OIT participa de projetos a favor da igualdade e equidade entre representantes do governo, empregadores e trabalhadores nos mais diversos órgãos. Sendo sua criação um divisor de água para a história da segurança do trabalho.

Vídeo Oficial sobre a História da OIT

Abaixo seguem vídeos da história da organização internacional do trabalho do canal Oficial da OIT, está em inglês mas é possível ativar a legenda automática no Youtube que ajuda bastante.

Segue também um Vídeo curto da ONU em homenagem a Organização Internacional do Trabalho:

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Siga-nos

Leia Mais Sobre SIPAT