Saiba agora porque dar palestras sobre prevenção de LER e DORT na sua empresa. Além disso, veja 9 ideias de temas para falar em conversas no trabalho e ajudar na prevenção desses tipos de doenças reumáticas.
O que é LER e DORT?
As lesões por esforço repetitivo (LER) são desgastes nos músculos pela repetição dos movimentos. Ou seja, são doenças que vêm de formas diversas e têm várias intensidades.
DORT é a sigla para “distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho”. Desse modo, ela nasceu para substituir o termo LER, já que este era tido como muito vago. Assim, alguns exemplos disso são:
- Tendinite;
- Bursite;
- Epicondilite.
Trata-se de condições que mudam as formas osteomusculares, como tendões e as articulações. Ou seja, piora o sistema musculoesquelético, gerando dores e inflamações nessas partes do corpo.
Como prevenir
A melhor forma de prevenir é fazer palestras sobre prevenção de LER e DORT e cuidar da ergonomia (NR 17) na área profissional. Dessa maneira, alguns pontos de atenção são:
- Manter a postura ereta;
- Fazer pausas;
- Evitar muitas horas extras;
- Praticar ginástica laboral.
Tomar esses cuidados ajuda a prevenir esse quadro. Todavia, eles também têm que ser tomados na vida comum, fora do dia a dia de trabalho.
Palestras sobre prevenção de LER e DORT
A oferta de eventos sobre o assunto mostra aos colaboradores como fazer ajustes para ter uma boa postura. Desse modo, há meios de evitar acidentes e doenças de trabalho.
Nesse sentido, veja 9 dicas sobre o que abordar em palestras de LER e DORT na sua empresa:
- Ensinar sobre ergonomia;
- Ajustar posições;
- Ouvir os sinais do corpo;
- Principais sintomas das doenças do trabalho;
- Não fazer muitas horas extras;
- Praticar exercícios de ginástica laboral;
- Buscar ajuda ao primeiro sinal da doença;
- Conversar sobre os sintomas de LER e DORT;
- Mostrar os possíveis tratamentos.
Em síntese, palestras sobre prevenção de LER e DORT com os temas acima com os servidores da empresa podem evitar o início desses distúrbios em seu local de atuação.
Os sintomas de LER e DORT
Saber os sinais é o melhor jeito para perceber as lesões por esforço repetitivo. Então, veja abaixo alguns deles:
- Desconforto muscular;
- Cansaço excessivo;
- Dor nos músculos e nervos.
No primeiro sinal é preciso realizar uma supervisão. Desse modo, com os cuidados certos, a doença não evolui para um quadro pior.
Por fim, o melhor a se fazer é manter os funcionários por dentro das prevenções por meio de palestras sobre prevenção de LER e DORT. Afinal, vai se evitar que eles tenham esse mal, mantendo um baixo índice de afastamento por doenças do trabalho.
A Super SIPAT pode te ajudar
Ela é a melhor empresa do Brasil que tem um amplo catálogo de temas sobre saúde e segurança no trabalho para a sua SIPAT. Assim, clique aqui para saber mais.