Ergonomia – O que é, significado e riscos no trabalho em 2024

O que é ergonomia

Saber o que é ergonomia é ideal para que você entenda a sua importância e benefícios em 2024. Assim, é possível usar de meios para manter a saúde e segurança do trabalho. Dessa forma, dá para obter mais qualidade de vida para o trabalhador e toda a sua equipe. 

O que é ergonomia?

Esse termo tem relação com organizar o local de trabalho. Portanto, promove mais proteção, saúde e conforto para quem exerce sua função. Dessa forma, é uma área crucial da segurança do trabalho e tem foco total na pessoa e em como ela executa seus deveres. 

A qualidade de vida e a preservação da saúde do funcionário são ações básicas para manter o bem-estar de todos. Pois somente assim, é possível ter mais produtividade no ambiente de trabalho, além de estimular um bom relacionamento interpessoal na equipe.

Vídeo: saiba o que é ergonomia no trabalho

Qual o objetivo da ergonomia?

O objetivo dessa prática é manter boas condições para quem trabalha. Portanto, esse conceito cresce a cada dia mais e assim reflete em ações de bem-estar, lazer e esportivas. Desse jeito, torna a vida melhor para quem trabalha.

Para definir o que fazer, é preciso avaliar o meio físico e todas as condições que o ambiente pede. Assim, dá para evitar quaisquer riscos à saúde. Além disso, a prática previne acidentes e doenças causadas pelo seu esforço, então, é preciso analisar fatores como:

  • Postura e móveis adequados; 
  • Movimentos repetitivos que a pessoa faça;
  • Como se levantar e transportar os materiais;
  • Questões como iluminação, ventilação e ruídos no ambiente; 
  • Organização dos espaços, dos equipamentos e das rotas que existem. 
Foto: A palestra sobre o que é ergonomia é essencial para conscientizar os funcionários.

Você sabe quais são as áreas da ergonomia?

Saber o que é ergonomia é entender que ela tem três grandes áreas, que são a física, cognitiva e organizacional. Dessa forma, deve-se analisar cada uma delas e planejar como melhorar as condições entre empregado e local de trabalho, com ações como: 

  • Exercícios que ajudem evitar problemas de saúde;
  • Conversas sobre o emocional ao longo do trabalho;
  • Móveis adequados.

Ergonomia física

Aqui considera-se o corpo humano, como a interação de seu físico com o meio. Assim, são feitos exames e medidas que servem para identificar formas de melhorar a postura, evitar movimentos repetitivos e ajudar a erguer peso.

Cognitiva

Esta é uma área que estuda a saúde mental e avalia a memória, raciocínio lógico e a percepção. Isso porque, são fatores que influenciam em relações, tomadas de decisão e no estresse e ansiedade.

Cada um dos dados serve para que a empresa desenvolva atividades não só na SIPAT. Portanto, ela deve ocorrer ao longo do ano, com práticas e espaços seguros de conversas.

Ergonomia organizacional

Trata-se do sistema de trabalho, as condições que o local oferece aos trabalhadores, bem como a própria cultura da empresa. 

Consulte uma empresa especializada

Organizar eventos para que todos esses conceitos fiquem claros é difícil para quem não tem esse conhecimento. Mas, não é preciso se preocupar, porque há empresas que são especialistas em tratar de palestra de ergonomia no trabalho.

A Super SIPAT é sempre uma referência em temas de saúde, segurança e meio ambiente. Dessa forma, faz teatros para conscientizar a todos sobre temáticas atuais e relevantes.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT