Ginástica laboral – o que é, 6 tipos e seus benefícios

ginástica laboral

A ginástica laboral promove mais disposição e saúde no ambiente de trabalho. Portanto, com cada vez mais destaque no mercado, esse tipo de atividade estimula o movimento e alonga a postura, o que é ideal para quem fica muitas horas na frente das telas.

O que é ginástica laboral?

Para quem não sabe, é um conjunto de exercícios que ajudam a manter o bem-estar físico do colaborador dentro da empresa. Nesse tipo de ginástica, muitos são os objetivos que se pode alcançar, por exemplo: 

  • Maior produtividade;
  • Alinhamento da postura;
  • Melhora no foco.
https://www.youtube.com/watch?v=f5lJNP6yT44
Vídeo: Veja como a ginástica laboral pode ajudar a previnir lesões durante o trabalho

Quais são os seis tipos de ginástica laboral?

Como possui diversos benefícios para o corpo e a mente, veja mais detalhes sobre cada um dos tipos logo abaixo.

Corretiva

Muitas vezes, certas tarefas demandam forças em excesso ao corpo e por isso, a postura, músculos e articulações precisam de correções por meio dessa atividade.

Preventiva

Como o nome já diz, ela ajuda a prevenir acidentes devido a alguma ação no ambiente de trabalho. Então, com alongamentos, é possível evitar problemas futuros causados por movimentos repetitivos.

Ginástica laboral compensatória

Ela é ideal para romper as horas sem atividades físicas. Isso porque, auxilia na oxigenação do cérebro e na sobrecarga da coluna após horas na mesma posição.

Preparatória

Essa ginástica laboral estimula o corpo para atividades, sendo assim, é bom para a disposição e desempenho durante todo o dia. 

Relaxante

Depois de um dia longo e estressante, essa prática é um grande alívio para todos os colaboradores. Assim, por meio de músicas suaves, os exercícios para fazer em casa também ajudam a recarregar as energias. 

Postural

Muitos músculos não são usados na jornada habitual de trabalho e por isso, precisam de atenção nos exercícios da Ginástica Postural. Dessa forma, ela ajuda a fortalecer os ossos e músculos em desuso.

Foto: A ginástica laboral oferece bem-estar a toda a equipe.

Qual a importância dessa ação?

A ginástica laboral é essencial para evitar lesões e contribui para todos os aspectos da saúde do homem e da mulher dentro do local de trabalho. Para isso, ela oferece diferentes benefícios, por exemplo:

  • Otimização da rotina e criação de senso de pertencimento;
  • Bom humor regular;
  • Bem como, fortalecimento muscular;
  • Alto desempenho nas tarefas.

Como aplicar a ginástica laboral na empresa?

Para executar essa atividade dentro do seu negócio, existem muitas opções de como implementar ela no dia a dia da equipe visando a qualidade. Assim, dentre elas estão:

  • Contratar um personal trainer;
  • Auxílio de fisioterapeutas;
  • Vídeos.

Para que a implantação tenha sucesso, o primeiro passo deve ser incentivar e conscientizar os colaboradores sobre a ginástica laboral dentro do trabalho. Portanto, a partir disso, é indicado a promoção de dinâmicas para palestras sobre o tema.

Entre em contato com uma empresa que ofereça informação sobre a saúde no trabalho. Chame a Super SIPAT e sua equipe, a fim de conscientizar a sua equipe e dar a eles mais bem-estar.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT