Equilíbrio Emocional: Gerenciamento do Estresse no Ambiente de Trabalho

Equilíbrio Emocional: Gerenciamento do Estresse no Ambiente de Trabalho

O estresse emocional é um dos transtornos que mais afeta o ambiente de trabalho e também é agravado pelo mesmo. Dessa forma, as empresas devem buscar formas de promover a saúde mental, a fim de prevenir o surgimento desse e de outros distúrbios.

O que é e quais são as causas do estresse emocional?

O estresse emocional é uma reação a fatos do dia a dia que se manifesta no físico e no psicológico. É um transtorno psíquico como a depressão, por exemplo, e cada pessoa pode sentir em diferentes graus.

A pessoa com estresse sente angústia, agitação, medo de situações cotidianas, ansiedade etc. Esse transtorno é causado por fatores internos e externos que vão desde assuntos pessoais até aos de trabalho. Dessa forma, as causas podem ser:

  • a pessoa se cobra muito;
  • temer exposição pública;
  • excesso de trabalho;
  • problemas de saúde;
  • alteração no sono;
  • perda de entes queridos;
  • doenças na família.

Ademais, no trabalho, situações de assédio e cobrança por alto rendimento também são fatores que causam estresse. Assim como problemas pessoais de dívida, insegurança alimentar e outras situações de vulnerabilidade.

Como o estresse emocional afeta o trabalho?

O estresse emocional afeta o trabalho e as relações nesse ambiente. Afinal, ao se sentir incapaz de fazer uma tarefa ou pressão para manter uma alta produção, é comum que o rendimento caia.

A forma como a pessoa se vê combinada às cobranças do trabalho podem gerar gatilhos como o medo de perder o emprego, por exemplo.

As alterações de humor também afetam o ambiente de trabalho, a pessoa pode estar mal humorada, triste e se isolando. Assim, podem haver mal entendidos e isso afeta a relação da equipe.

Por outro lado, a conduta de colegas de trabalho e pessoas em cargo de chefia pode ser a causa desse transtorno. Por isso é ideal que a empresa não encoraje essas ações e também promova cuidados com a saúde mental.

Equilíbrio Emocional: Gerenciamento do Estresse no Ambiente de Trabalho
Dinâmicas podem ajudar a informar sobre saúde mental

Promova saúde mental na sua empresa

Existem medidas práticas que a empresa pode tomar para promover saúde mental para sua equipe. A primeira é a humanização do trabalho, pois apesar de haver tarefas que precisam ser feitas, é crucial lembrar que as pessoas são afetadas pelo seu entorno.

A promoção de saúde mental pode ir desde a oferta de ajuda profissional até a discussão sobre o tema em palestras e cursos. Nesses eventos pode-se abordar:

  • inteligência emocional;
  • como procurar ajuda;
  • pausa para respirar;
  • cuidados com a saúde;
  • conduta ética no trabalho;
  • como denunciar casos de assédio.

A Super SIPAT pode te ajudar a realizar esses eventos de forma prática e dinâmica. Afinal, possui profissionais qualificados e dezenas de palestras sobre saúde mental.

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Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

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