Palestra de DST ou IST na SIPAT?

Afinal, é Palestra de DST IST na SIPAT? São assuntos importantíssimos na grade de conteúdo da SIPAT. Não é à toa que as palestras de DST ou IST têm sua recomendação obrigatória na NR5.

Mas, o que significa IST ? Podem substituir as palestras de DST na SIPAT por palestras de IST?

E se for para escolher entre IST e DST: qual é a escolha da palestra certa?

Qual a diferença entre uma Palestra de IST e DST?

Primeiro vamos a uma breve explicação sobre a sigla DST, Doenças Sexualmente Transmissíveis, que são doenças causadas transmitidas de diversas maneiras, geralmente, por contato sexual sem o uso de preservativo.

Já a IST é a sigla para Infecções Sexualmente Transmissíveis, que é a nova sigla usada para substituir a antiga DST. A IST serve para discernir sobre as doenças causadas por vírus, bactérias e vários outros microrganismos. Sendo comum terem diversas palestras de IST na SIPAT chamadas de “Palestra sobre DST”, por conta da familiaridade com o tema.

Resumidamente, IST tem o mesmo significado da DST, mas, a diferença, é que a IST destaca a possibilidade de transmissão de uma infecção mesmo sem ter sintomas ou sinais.

Riscos de uma DST ou uma IST

Algumas ISTs ou DST, podem ser transmitidas de mãe para bebê durante a gravidez ou o parto, em alguns casos, causar lesões no feto. Também poderão ser transmitidas através de transfusão de sangue ou no compartilhamento de agulhas e seringas usadas por gente infectada.

Grande parte delas aparecem através de feridas, corrimentos, bolhas e verrugas.

O tratamento das Doenças Sexualmente Transmissíveis varia de doença para doença, sendo algumas de fácil tratamento e outras nem tanto, para detalhes completos há o guia de bolso do ministério da Saúde.

Tipos de ISTs mais comuns

Podemos citar, como exemplo de DST a Aids, a Gonorreia, a Herpes e a Sífilis.

De acordo com o site do Ministério da Saúde, as mulheres são as que mais sofrem com este mal, pois a identificação dos sintomas não é fácil.

A recomendação é que elas façam exames periódicos para constatar a doença.

Tanto para homens quanto para mulheres, se a DST não for diagnosticada a tempo, pode evoluir para casos mais graves levando o paciente até a morte.

Palestras de IST ou DST: qual é mais importante em falar na SIPAT?

Qual é a correta para ser discutida em uma palestra durante a SIPAT? Hoje a NR5 normativa que instrui sobre a comissão da CIPA e os eventos da SIPAT, trata que são obrigatórias palestras sobre DST, portanto nas normativas de regem os eventos da SIPAT está sendo informado especificamente sobre DST, mas não há problema em usar a nomenclatura Palestra sobre IST na SIPAT, por se tratar de conteúdo com o mesmo valor de significância.

Conclusões sobre os nomes para as palestras para SIPAT

IST nada mais é que a nova sigla para discernir a DST, mas de forma diferente, pois abriga outro significado como explicado anteriormente. Quando se fala em IST, fala-se em DST com todo o seu significado, portanto o nome específico da categoria das palestras não necessitam mudar com urgência, sendo algo que fará qualquer diferença, visto que a NR5 ainda enquadra como palestra de DST.

O mais importante é a informação ser importante para todo e qualquer funcionário de empresa e ser aplicado na prevenção de doenças. Sejam em palestras para SIPAT Online ou Virtual, ou mesmo abordando o tema em forma de teatro para SIPAT.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Siga-nos

Leia Mais Sobre SIPAT