O que é terapia do riso? Como funciona a Risoterapia?

afinal, o que é terapia do riso ou como funciona a Risoterapia? Já dizia o ditado que rir é o melhor remédio e, inclusive, um estudo feito na Universidade de Oxford, na Inglaterra, comprovou que dar risada reduz a sensação de dor;

Pois, assim que a pessoa acaba de rir, a endorfina e a serotonina são liberadas em sua corrente sanguínea, o que proporciona bem estar.

Isso faz com que seu corpo fique imunologicamente mais forte, tornando o riso um remédio natural capaz de contribuir para uma boa saúde e melhora de doenças.

E a sensação de dor que estamos falando pode ser tanto a dor física quanto o sofrimento emocional.

Não é à toa que o ato de dar risada virou motivo de “obrigatoriedade” em vários hospitais, sejam hospitais adultos ou infantis, onde palhaços profissionais ou atores divertidos fazem a alegria dos pacientes.

O que é risoterapia?

Risoterapia é a terapia do riso ou a medicina do riso, um método que, aliado a outros cuidados da saúde, é usado para dar bem estar físico e emocional especialmente às pessoas em situação de sofrimento, mas pode ser aplicado a todos.

As práticas de risoterapia funciona através de exercícios físicos e atividades que estimulam a gargalhada em prol da saúde através do riso do paciente.

Esta pratica já é antiga, sendo concebida ainda nos anos 60 graças ao médico estadunidense Hunter Doherty Adams, Conhecido como Path Adams, que demonstrou o quanto o riso e a alegria pode ajudar em qualquer terapia e recuperação de enfermos.

Com isso, milhares de pessoas foram beneficiadas com uma melhoria incrível em sua saúde e, anos mais tarde, surgiram grupos e organizações que reforçam mais a existência dessa terapia como os Doutores da Alegria e próprio grupo oficial do Path Adams.

Como funciona a risoterapia?

As práticas de risoterapia podem funcionar em sessões individuais ou coletivas com exercícios e atividades que estimulem a gargalhada no paciente.

As atividades mais usadas são os mantras que incitam o abdômen, a encenação de movimentos e situações cômicas e a respiração com mímica.

Práticas de risoterapia individual

Na forma individual, a pessoa escolhe um local para praticar a terapia do riso a vontade ou, então, é incentivada por algum profissional ou terapeuta do riso.

Práticas coletivas de risoterapia

Já na forma coletiva, as pessoas se reúnem para trocar a mesma experiência e se divertir todas juntas incitando o riso e o prazer da alegria.

Benefícios da Risoterapia

Os benefícios dessa prática são inúmeros como já citado várias vezes: desde a melhora da saúde física e mental de cada indivíduo, até a enriquecimento nas relações sociais.

Porém, por mais que a risoterapia seja tão perfeita e simples, vale ressaltar que ela não serve para substituir os tratamentos médicos convencionais.

Também, é de bom grado que o paciente tenha um acompanhamento psicológico entre outras especialidades necessárias para o seu caso.

Isso ajudará a resolver todos os seus problemas de saúde e diminuir o sofrimento psíquico e físico.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Siga-nos

Leia Mais Sobre SIPAT