A palestra proteção das mãos serve para ressaltar a necessidade do cuidado com elas no trabalho e no dia a dia, além dos fatores de risco e as precauções a serem adotadas para evitar acidentes com as mãos. Afinal, elas são essenciais para a integridade humana.
O que é palestra proteção das mãos?
A palestra proteção das mãos é um meio de conscientização que serve para tratar sobre as medidas de segurança para as mãos. Bem como, as principais causas de acidentes e as suas consequências não só no trabalho, como também na vida pessoal.
A maioria das atividades desenvolvidas em uma empresa necessita do uso das mãos para a sua realização. Porém, algumas funções exigem cuidado redobrado, uma vez que requerem o manuseio de ferramentas perigosas.
Profissões como serralheiro e marceneiro estão mais suscetíveis a sofrerem acidentes envolvendo as mãos, pois utilizam utensílios perfurocortantes. Assim como, eletricistas e trabalhadores de construção civil, já que lidam com eletricidade e objetos perigosos.
8 temas de segurança para as mãos
Cada uma das funções citadas acima pedem um cuidado específico com os membros superiores para a sua prática. Sendo assim, a palestra proteção das mãos pode abordar vários assuntos, de acordo com cada segmento de trabalho. São exemplos:
- itens de proteção para mãos;
- perigos de não usar os equipamentos de proteção para as mãos;
- causas dos acidentes com as mãos;
- razões para proteger as mãos;
- manuseio correto das ferramentas de trabalho;
- o que a NR 06 fala sobre o cuidado com as mãos;
- medidas de redução de riscos para as mãos;
- os 10 mandamentos da prevenção de riscos.
Como realizar a proteção das mãos?
A luva é o melhor EPI (Equipamento de Proteção Individual) para as mãos. Porém, existem também os cremes, que são conhecidos como luvas químicas, pois criam uma camada protetora contra a ação de agentes químicos.
Qual é a importância da palestra proteção das mãos?
A palestra proteção das mãos é importante para a empresa orientar, capacitar e garantir a segurança dos seus colaboradores. Aliás, é uma ótima oportunidade para aplicar capacitações e falar sobre o uso correto dos EPIs e EPCs.
Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, 31% dos acidentes de trabalho em 2021 envolveram as mãos e os dedos. Sendo assim, quanto mais medidas de redução de riscos, melhor.
Quem pode promover palestra proteção das mãos?
A equipe de Segurança do Trabalho é a responsável pela divulgação das informações de segurança nas empresas. Entretanto, todos podem exercer o cuidado ativo e zelar por si e pelo outro. Visto que esse é um dos principais pilares do pensamento coletivo. A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes) é um ótimo momento para realizar palestra proteção das mãos. Assim, chame a Super SIPAT para realizar atividades voltadas à prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais em seu negócio.