A poluição sonora está presente em ambientes com muito barulho ou quando há exposição a algo que cause um ruído acima do que é permitido. Ou seja, acima de 50 decibéis, de acordo com a organização mundial da saúde que determinou o limite aceitável.
Quais tipos de poluição sonora existem?
Existem vários tipos de poluição sonora, sendo que muitas pessoas ficam expostas por horas e dias, isso pode gerar danos e problemas à saúde auditiva. Desse modo, os vários tipos de ruídos que causam poluição e podem afetar a audição são:
- trânsito: buzinas, motor de carros, motor de ônibus,
- industriais: aparelhos, máquinas, motores de maquinários;
- domésticos: aspirador, liquidificador, batedeira;
- shows em ambientes abertos ou fechados: música com som alto.
O trabalho pode ser um dos locais que mais causam problemas de audição, ainda mais, quando não há uso de protetor auricular. Além disso, é obrigatório o uso de EPIs que protejam a audição contra o ruído e barulho em excesso.
Conama e o controle da poluição causada pelo som
O Conama é quem regula e fiscaliza a poluição causada pelo som alto que pode levar a problemas à saúde auditiva. Assim, foram criadas normas e regras em 1990 que controlam a emissão de ruídos.
A poluição sonora pode ser tema de palestra na SIPAT?
Nas empresas em que há poluição sonora devido ao excesso de ruído no ambiente de trabalho podem realizar palestras sobre o tema na SIPAT. Ou seja, promover ações que contribuam para a saúde do trabalhador, sendo que os principais pontos a discutir são:
- problemas que podem surgir: perda auditiva, surdez, dores;
- tipos de proteção que devem ser usadas: protetores e abafadores;
- limite máximo de barulho: seguir o que recomenda a OMS;
- tempo tolerável: até quanto tempo ficar exposto;
- sintomas que aparecem: tontura, perda de sono, barulho no ouvido;
- onde procurar ajuda: clínicas ou hospitais;
- exames de prevenção: a importância de fazer exames com frequência.
Outro ponto que pode surgir quando a exposição a ruídos além do permitido que afetam a saúde é a perda cognitiva. Assim, a pessoa pode ter sua mente afetada devido ao som alto e prejudicar o trabalho e vida pessoal.
Super SIPAT e palestra sobre cuidados com a saúde
A Super SIPAT conta com palestrantes que oferecem serviços de qualidade as empresas por meio de palestras. Desse modo, é possível contratar profissionais que ensinam qualquer tipo de público e de um jeito divertido e educativo.