Treinamento na SIPAT – Saiba os detalhes importantes

Treinamento SIPAT

O treinamento SIPAT são os eventos da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Ou seja, ações de prevenção para toda sua empresa. Logo, o foco é mostrar aos funcionários os perigos de sua função e como agir.

A sua organização é obrigação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Nesse sentido, deseja-se destacar temas sobre a segurança do trabalho. Por isso, a SIPAT é uma ferramenta importante para diminuir acidentes nestes locais.

Para a sua organização, algumas atividades devem ser feitas. Nesse sentido, o artigo busca apresentar pontos importantes para a realização da SIPAT.

A SIPAT deve acontecer todo ano

Na legislação, a SIPAT é obrigatória nas empresas. Além disso, sua importância está ligada às especificações da NR-5.  Assim como, ao segmento da empresa, número de funcionários, e sua classificação na CNAE.

A norma não informa um mínimo de empregados participando. Portanto, torna-se um evento obrigatório nas empresas, independente do tamanho do negócio. Bem como de quantas pessoas empresa.

Em resumo, a SIPAT precisa acontecer no horário do trabalho. Já que é uma atividade da empresa. Como o nome sugere, o treinamento SIPAT acontece ao longo da semana. Contudo, alguns locais fazem em apenas um dia. Mas, pode gerar problemas e até multas.

Não precisa ter apenas palestras, a organização pode escolher o que será feito. Então, intervenções, peças teatrais e demais ações são bem interessantes. Porque são diferentes do tradicional.

Quem faz o treinamento SIPAT

A SIPAT é organizada pelo RH ou técnico de segurança do trabalho. Afinal, possuem o conhecimento em eventos que é necessário. Aliás, ela deve ser feita anualmente, ou até mais vezes. Logo, sendo uma escolha do patrão.

Sugere-se alguns temas , como DST’s, cigarros e álcool. Mas, isso não impede assuntos como família, dinheiro, drogas e câncer. Em resumo, as pautas podem ser além da segurança. O importante é que traga conhecimento para o seu time e promova mudanças.

Para garantir a participação de sua equipe deve-se usar a criatividade no treinamento SIPAT. Dessa forma, atividades como intervenções, concursos, jogos e sorteios são interessantes. Porque chamam a atenção de quem está no evento.

Dicas para organizar a SIPAT

A organização é essencial para evitar problemas. Portanto, o planejamento deve ser feito com antecedência. Para isso, pode-se listar atividades essenciais. Por exemplo:

  • Definir um objetivo;
  • Escolher o tipo de evento. Por exemplo, teatro, palestra ou reunião;
  • Montar a equipe responsável;
  • Colocar prazos de entregas nas atividades;
  • Verificar o valor disponível para a ação;
  • Organizar itens e espaço para a semana;
  • Divulgar com antecedência as atividades;
  • Acompanhe toda a semana;
  • Avaliar os resultados.

Seguindo esses passos a sua chance de ter um bom evento é maior. Afinal, são os pontos básicos que devem ser pensados em todas as atividades feitas na empresa. Então, cumpra cada um dos itens antes de começar a semana e tenha bons resultados.

Empresas para o treinamento SIPAT

A escolha de convidados e palestrantes é importante para o sucesso. Sendo assim, você pode chamar membros da empresa. Porém, pense em convidar pessoas diferentes.

Contratar empresas com equipes para o treinamento SIPAT poderá torná-lo um evento aguardado. Porque as empresas conseguem realizar ações que ensinam e encantam. Além disso, de modo rápido e simples, sem trazer problemas.

O que parece um momento cansativo pode ser muito divertido. Então, procurar equipes no mercado garante o sucesso da atividade. Assim é possível realizar o objetivo da empresa, aumentando a saúde e segurança no trabalho.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Siga-nos

Leia Mais Sobre SIPAT