Segurança do Trabalho – Guia completo de leis e normas

Segurança do Trabalho

A Segurança do Trabalho é o grande foco em eventos como a SIPAT. Do mesmo modo, muitas das atividades têm como base as Normas Regulamentadoras (NR’s). Ou seja, um conjunto de leis que servem para tornar o ambiente profissional muito mais seguro.

Quais são as principais normas?

Essas leis e normas visam ajudar a definir uma cultura organizacional. A partir disso, torna-se possível fazer campanhas para prevenir acidentes e conscientizar cada um dos funcionários. Agora, as principais regras são:

  • Inspeção Prévia – NR 2;
  • SESMT – NR 4;
  • CIPA – NR 5;
  • EPI – NR 6;
  • PCMSO – NR 7;
  • PPRA – NR 9;
  • Ergonomia – NR 17.
Foto: Orientar os funcionários sobre a importância da segurança do trabalho é essencial.

Do que tratam estas normas?

Quem fica a cargo de implementar essas regras são os gestores para um ambiente seguro. Por exemplo, a NR 2 é uma das mais importantes em vigor hoje em dia. Além disso, ela aborda a necessidade de uma vistoria sobre as condições do estabelecimento.

Com isso, a empresa recebe um certificado da CAI que atesta a Segurança do Trabalho do local. Quanto à NR 4, ela trata dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

Leis sobre CIPA e EPI

Algo que também se relaciona com esse ponto é a CIPA, da NR 5. Afinal, trata-se da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que deve estar em toda empresa. Caso não saiba, é esse o setor que viabiliza eventos como a SIPAT.

Quanto à sexta regra, seu assunto principal se relaciona com os Equipamentos de Proteção Individual. Acima de tudo, ela fala sobre os requisitos que esses acessórios devem atender.

Vídeo: entenda para que serve a CIPA

As normas de Segurança do Trabalho sobre saúde e ergonomia

Na sétima NR, o assunto é sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Operacional. A princípio, é aqui que se concentra tudo o que envolve as ideias de segurança e saúde na empresa.

A próxima, então, aborda formas de implementar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Ou seja, é onde se faz a análise da infraestrutura do local. A partir disso, um relatório é feito para falar dos riscos e mostrar soluções para prevenir acidentes.

Qual é a NR sobre ergonomia?

É a NR 17, a última da lista, criada para definir parâmetros disso nas empresas. Dessa maneira, essa regra visa ideias que ajudem a melhorar as condições de quem trabalha com uma postura que pode ser ruim para a saúde, bem como:

  • Em relação ao transporte de cargas;
  • Posições certas para manusear máquinas.

Detalhe extra

Além de tudo o que foi dito, essa regra tem outra função importante. É a de mostrar que a criação de uma Análise Ergonômica de Trabalho é obrigatória. Afinal, é preciso prezar pelo bem-estar dos funcionários.

Segurança do Trabalho é o foco das leis e NRs

Essas leis são as principais, mas há várias outras de grande importância para as companhias. Acima de tudo, porque elas focam em tópicos sobre como o ambiente de trabalho pode ser mais seguro.

Para orientar os seus empregados sobre como funciona a NR 17 e todas as demais, entre em contato com a Super SIPAT. De fato, a melhor empresa para abordar esse tema com dinamismo.

Compartilhe esse post

2 comentários em “Segurança do Trabalho – Guia completo de leis e normas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT