A Segurança do Trabalho é o grande foco em eventos como a SIPAT. Do mesmo modo, muitas das atividades têm como base as Normas Regulamentadoras (NR’s). Ou seja, um conjunto de leis que servem para tornar o ambiente profissional muito mais seguro.
Quais são as principais normas?
Essas leis e normas visam ajudar a definir uma cultura organizacional. A partir disso, torna-se possível fazer campanhas para prevenir acidentes e conscientizar cada um dos funcionários. Agora, as principais regras são:
- Inspeção Prévia – NR 2;
- SESMT – NR 4;
- CIPA – NR 5;
- EPI – NR 6;
- PCMSO – NR 7;
- PPRA – NR 9;
- Ergonomia – NR 17.
Do que tratam estas normas?
Quem fica a cargo de implementar essas regras são os gestores para um ambiente seguro. Por exemplo, a NR 2 é uma das mais importantes em vigor hoje em dia. Além disso, ela aborda a necessidade de uma vistoria sobre as condições do estabelecimento.
Com isso, a empresa recebe um certificado da CAI que atesta a Segurança do Trabalho do local. Quanto à NR 4, ela trata dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
Leis sobre CIPA e EPI
Algo que também se relaciona com esse ponto é a CIPA, da NR 5. Afinal, trata-se da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que deve estar em toda empresa. Caso não saiba, é esse o setor que viabiliza eventos como a SIPAT.
Quanto à sexta regra, seu assunto principal se relaciona com os Equipamentos de Proteção Individual. Acima de tudo, ela fala sobre os requisitos que esses acessórios devem atender.
As normas de Segurança do Trabalho sobre saúde e ergonomia
Na sétima NR, o assunto é sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Operacional. A princípio, é aqui que se concentra tudo o que envolve as ideias de segurança e saúde na empresa.
A próxima, então, aborda formas de implementar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Ou seja, é onde se faz a análise da infraestrutura do local. A partir disso, um relatório é feito para falar dos riscos e mostrar soluções para prevenir acidentes.
Qual é a NR sobre ergonomia?
É a NR 17, a última da lista, criada para definir parâmetros disso nas empresas. Dessa maneira, essa regra visa ideias que ajudem a melhorar as condições de quem trabalha com uma postura que pode ser ruim para a saúde, bem como:
- Em relação ao transporte de cargas;
- Posições certas para manusear máquinas.
Detalhe extra
Além de tudo o que foi dito, essa regra tem outra função importante. É a de mostrar que a criação de uma Análise Ergonômica de Trabalho é obrigatória. Afinal, é preciso prezar pelo bem-estar dos funcionários.
Segurança do Trabalho é o foco das leis e NRs
Essas leis são as principais, mas há várias outras de grande importância para as companhias. Acima de tudo, porque elas focam em tópicos sobre como o ambiente de trabalho pode ser mais seguro.
Para orientar os seus empregados sobre como funciona a NR 17 e todas as demais, entre em contato com a Super SIPAT. De fato, a melhor empresa para abordar esse tema com dinamismo.
2 comentários em “Segurança do Trabalho – Guia completo de leis e normas”
acho muito enteresante
Olá Carlos, que bacana que gostou do nosso artigo.
Caso deseje um orçamento, basta acessar:
https://supersipat.com.br/contato-sipat-online/
Atenciosamente,
Equipe Super SIPAT