SESMT 2024 – Guia atualizado sobre a NR 04 para 2024

SESMT Nr 04

O SESMT NR 04 é um serviço que tem como objetivo principal zelar pela segurança e saúde dos trabalhadores. Regulamentado pela Nr 04, ele tem um papel fundamental nas empresas, pois garante um ambiente de trabalho seguro e livre de riscos.

SESMT NR 04, o que mudou em 2024?

Em 2024, o SESMT NR 04, que é responsável pela segurança e medicina do trabalho, passou por mudanças. Uma delas é o novo nome dado ao SESMT. Pois, a partir de agora, ele é chamado de “Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho“.

Agora, é preciso também que as empresas tenham um número maior de profissionais em segurança e saúde. Assim, isso vai ajudar a garantir um ambiente de trabalho mais seguro para todos.

SESMT Nr 04
A SESMT NR 04 precisa prevenir acidentes no trabalho e doenças ocupacionais. Foto do Super SIPAT.

Quais são as missões do SESMT NR 04?

O SESMT NR 04 tem algumas missões muito importantes. Vale mencionar, aliás, que a 04 é a Norma Regulamentadora que fala sobre ele.

Primeiro, ele precisa prevenir acidentes no trabalho, ou seja, evitar que os trabalhadores se machuquem enquanto estão realizando suas atividades.

O SESMT, além disso, também precisa cuidar para que os trabalhadores não adoeçam por causa do trabalho, protegendo a saúde deles. Dessa forma, ele ajuda a garantir que todos possam atuar em um ambiente seguro e saudável.

Quais profissionais fazem parte do SESMT?

Para quem não sabe o que é SESMT, entenda que o engenheiro de segurança é responsável por analisar as condições de trabalho e propor melhorias para evitar acidentes. Por outro lado, outros exemplos são:

  • o médico do trabalho cuida da saúde das pessoas e pede exames;
  • técnico de segurança supervisiona as atividades e orienta sobre o uso de EPI.

As atribuições do SESMT na prevenção de acidentes

O SESMT tem importantes atribuições na prevenção de acidentes. Pois, ele precisa analisar as atividades de trabalho, achar os riscos e propor medidas para evitá-los. Assim, isso pode incluir a instalação de, por exemplo:

  • itens de segurança, como grades de proteção;
  • criação de regras.

Ele, além disso, também precisa orientar as pessoas que trabalham sobre como agir de forma segura ao fazer uso dos EPI e evitar atitudes arriscadas.

Como promover a segurança e saúde no ambiente de trabalho?

O SESMT trabalha duro para garantir que todos estejam seguros e saudáveis no local de trabalho. Isso porque, eles fazem inspeções para achar possíveis riscos e perigos. 

Uma outra forma de proteger a sua equipe é contratar a Super SIPAT para abordar sobre doenças ocupacionais e como evitá-las. Além disso, a empresa explica de forma dinâmica como usar os itens de proteção, como capacetes e luvas.

Compartilhe esse post

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT