Para maior segurança no trabalho, a SIPAT Santos visa ações que são vitais nos portos. A equipe da SPA (Santos Port Authority) lida 24h com a proteção na região do cais e também no mar. Dessa forma, a ideia é evitar qualquer risco sério à saúde dos funcionários.
SIPAT Santos: cuidados valiosos na área portuária
Salvar vidas, evitar perdas materiais e patrimoniais são cuidados de grande valia na SIPAT Porto. Fora isso, treinar profissionais e cuidar dos EPIs a fim de evitar riscos indevidos. Por exemplo, a falta de revisão nas máquinas causa diversos acidentes todos os anos.
Mais fatores de riscos
O fator climático também deve ser levado em conta na questão da proteção ao trabalhador. Do mesmo modo, ter mão de obra com qualidade reduz a chance de ocorrências graves.
Por que a SIPAT Santos é importante para o porto?
A SIPAT Santos informa sobre todos os perigos no dia a dia do porto. Ou seja, seguir à risca as condutas da NR 29 nos ambientes portuários. Toda medida de prevenção é para garantir a integridade das pessoas em prol de um local de trabalho mais seguro.
Norma Reguladora NR 29
Os portos públicos recebem menos investimentos em máquinas e segurança do que os privados. Nesse sentido, os trabalhadores ficam expostos a condições mais nocivas à saúde física e mental. Por isso, na norma reguladora que cuida dos portos consta:
- Treinar de forma periódica os colaboradores;
- Prevenção de riscos ambientais;
- Ambientes limpos;
O bom estado do maquinário também está nas regras, assim como planos de emergência em casos de explosões, vazamentos e mais. Da mesma forma, vistoriar o uso de EPIs para o bom uso dos profissionais.
Como realizar a SIPAT Santos em empresas?
Para realizar a SIPAT Santos – SP em empresas portuárias é preciso abordar muitos temas. Por exemplo, nas palestras constam assuntos como cargas perigosas, choques, quedas, afogamento e esmagamento. Por conta disso, vamos listar abaixo formas de fazer a SIPAT:
- Exames de visão;
- Palestra de prevenção de riscos;
- Ações de cidadania;
- Cuidados com a saúde mental;
- Dependência química.
Esses são alguns exemplos de temas que podem ser abordados nas atividades para os funcionários. Portanto, a SIPAT Santos pode ser construtiva para a segurança do porto e dos trabalhadores.
Guarda Portuária na segurança dos portos
De fundamental importância, a Guarda Portuária atua para que as normas sejam cumpridas. Por isso, o seu papel é vistoriar locais restritos e públicos, além de controlar as pessoas que entram e saem do Porto de Santos. São várias funções de segurança como:
- Cuidar do patrimônio;
- Mercadorias e cargas;
- Emitir credenciais.
Operar o trânsito interno e atender ocorrências também estão dentro das funções dos guardas. Além disso, o circuito interno de câmeras também ajuda a prevenir atos danosos.
Outros grupos de apoio na segurança do Porto de Santos
Por ser um local de constante tráfego de transporte e pessoas, o SPA não está só para fazer a segurança. Assim, ela conta com o apoio dos Bombeiros, ROCAM, patrulha no mar e canil.
Caso queira realizar a sua SIPAT Porto, confira mais dicas sobre as normas reguladoras vigentes. Isso porque, a vida nos portos exige planos de ação e contenção pelos diversos riscos envolvidos. Enfim, a saúde do colaborador deve estar na lista de prioridades.
Super SIPAT
A Super SIPAT é uma empresa com foco em realização de treinamentos e palestras para empresas e tem tudo o que o seu time precisa. Por isso, visite o nosso portal para conhecer um pouco mais sobre nossos serviços e pedir o seu orçamento.