Para quem tem dúvida sobre o que é treinamento comportamental é um método que analisa como as emoções e a forma de pensar afetam as ações das pessoas. Assim, confira 20 temas sobre o assunto para aplicar em sua empresa.
O que é treinamento comportamental
Acima de tudo, é um processo para aperfeiçoar os atos e a conduta dos trabalhadores, de acordo com as regras e a cultura de uma empresa.
Ele serve para alinhar aspectos entre as equipes de trabalho, a fim de corrigir alguns problemas como:
- Falta de comunicação;
- Conflitos;
- Discussões.
Sendo assim, se todo o pessoal está alinhado aos valores da empresa, sem dúvida, isso pode gerar melhores resultados para todos.
Dinâmicas
Esse tipo de ação é uma forma interativa que busca atingir um objetivo. Portanto, pode ser essencial quando se fala em treinamento comportamental.
Um exemplo de como aplicá-lo é por meio da brincadeira do autorretrato. Assim, cada um recebe um lápis e um papel, a fim de fazer um desenho de si mesmo. Em seguida, ao ver o do colega, deve falar como enxerga a imagem dele.
Por fim, fazer uso dessas dinâmicas pode elevar os resultados da empresa, de fato. Isso tanto em nível pessoal como no geral.
Temas para aplicar nas empresas
Dentro do treinamento comportamental, há várias opções de assuntos para tratar dentro do local de trabalho. Dessa forma, confira alguns deles:
- Modo de se comunicar;
- Negociação;
- Inteligência emocional;
- Motivação pessoal;
- Liderança;
- Trabalho em equipe;
- Relações interpessoais;
- Como falar bem em público
- Formas de gerir o tempo;
- Como ser mais criativo;
- Gestão de crise;
- Inovação;
- Mudanças;
- Proatividade;
- Motivação profissional;
- Resolução de conflitos;
- Ética;
- Marketing pessoal;
- Segurança;
- Igualdade e diversidade.
Adotar esses temas e treinamentos não só na SIPAT pode ser muito bom para toda a empresa. Afinal, ajuda a manter a postura de trabalho entre a equipe de modo a se alinhar às políticas internas.
Como aplicar o treinamento comportamental na sua empresa?
Para iniciar esse processo, saiba que este precisa estar alinhado ao plano estratégico. Nesse sentido, ele vai ser um agente de mudanças, a fim de se adequar ao que a empresa precisa.
Em seguida, deve-se traçar os perfis dos colaboradores por meio de um teste. Ou seja, é relevante fazer um mapa da forma de agir de cada um.
A partir disso, divida todos eles em grupos de acordo com seu perfil, para que possam crescer juntos. Então, veja agora quais são eles:
- Comunicador;
- Executor;
- Planejador;
- Analista.
Cada um deles vai se desenvolver de acordo com as suas aptidões. Isto é, vão melhorar as soft skills que já existem e criar outras.
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