Técnico em Segurança do Trabalho – Guia da profissão

técnico de segurança do trabalho

A área de técnico de segurança do trabalho pode não ser a mais procurada pelos alunos atualmente. Entretanto, o ramo está em cada vez mais ascensão e busca por profissionais certificados.

O Brasil tem um grande número de instituições que oferecem essa capacitação. E, além disso, existem sites e palestras que passam algumas dicas importantes sobre o assunto. 

O curso técnico em segurança do trabalho

No nosso país, a maioria das universidades oferece o curso de técnico de segurança do trabalho como uma pós-graduação. Elas têm algumas restrições sobre pré-requisitos. Por exemplo, na maioria, só aceitam-se graduados em arquitetura e engenharia. 

O curso também tem uma grade de matérias majoritariamente fixas, com poucas mudanças de uma instituição para outra. Em resumo, as matérias mais recorrentes nos currículos são: 

  • Ergonomia (as relações entre homens e máquinas);
  • Gestão de riscos de acidentes dentro do ambiente de trabalho;
  • Prevenção a incêndios ou quaisquer tipos de problemas mais graves;
  • Doenças do trabalho e meio ambiente.

A maioria dos cursos, pelo menos no Brasil, duram no máximo dois anos. Diferente dos bacharelados comuns, essa pós varia entre dois a quatro semestres.

Melhores sites sobre segurança do trabalho

Apesar de funcionar como um curso, existem alguns sites que facilitam muito o acesso a essas informações. É sempre importante pesquisar em fontes confiáveis, e por isso, trouxemos algumas para você.

ABNT

A ABNT é a Associação Brasileira de Normas Técnicas. Famosa não apenas pelos estudantes de técnico de segurança do trabalho, mas no geral. Ela é bastante conhecida no meio acadêmico por conter todas as exigências para trabalhos científicos e sua formatação.

Mas a ABNT também contém uma série de outras regras sobre outros âmbitos da nossa vida cotidiana. Por exemplo:

  • Tamanhos oficiais de mobílias para garantir a qualidade dentro do Brasil, como cadeiras, mesas e produtos de escritório;
  • Produtos essenciais da construção civil: tijolos, cimentos, fechaduras e vários outros;
  • Itens de segurança para casa e ambientes de trabalho: botijões de gás, sacolas plásticas, EPI’s e sinalizações.

Esses últimos, portanto, fazem parte da segurança do trabalho e seu site pode ser de grande ajuda. Assim, é só buscar pelo produto ou certificação desejada e já aparecem suas informações.

ABPA

Esta, por sua vez, é a Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes. O site dessa instituição é, também, bastante completo e possui informações detalhadas sobre:

  • Análise de riscos no trabalho;
  • Cursos para as mais diferentes áreas de atuação;
  • Informações sobre segurança em situações de trabalho em altura;
  • Também sobre segurança em instalações elétricas;
  • Prevenção a incêndios e manuseio de itens inflamáveis.

ASSP

O último é o site da American Society of Safety Professionals. Por ser americano, o site é todo em inglês. Entretanto, vale muito a pena caso não encontre em um dos brasileiros o que deseja.

Em resumo, o acesso é um pouco mais limitado pelo idioma, mas o conteúdo é completo. O site conta com diversas certificações que podem ser validadas mesmo internacionalmente. Para quem faz o curso técnico de segurança do trabalho, dá horas complementares e capacitação.


Além disso, a ASSP conta com artigos sobre assuntos variados. Desde segurança do trabalho a inovações de mercado. Assim, torna-se um dos sites mais completos para pesquisar sobre o assunto.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Siga-nos

Leia Mais Sobre SIPAT