A área de técnico de segurança do trabalho pode não ser a mais procurada pelos alunos atualmente. Entretanto, o ramo está em cada vez mais ascensão e busca por profissionais certificados.
O Brasil tem um grande número de instituições que oferecem essa capacitação. E, além disso, existem sites e palestras que passam algumas dicas importantes sobre o assunto.
O curso técnico em segurança do trabalho
No nosso país, a maioria das universidades oferece o curso de técnico de segurança do trabalho como uma pós-graduação. Elas têm algumas restrições sobre pré-requisitos. Por exemplo, na maioria, só aceitam-se graduados em arquitetura e engenharia.
O curso também tem uma grade de matérias majoritariamente fixas, com poucas mudanças de uma instituição para outra. Em resumo, as matérias mais recorrentes nos currículos são:
- Ergonomia (as relações entre homens e máquinas);
- Gestão de riscos de acidentes dentro do ambiente de trabalho;
- Prevenção a incêndios ou quaisquer tipos de problemas mais graves;
- Doenças do trabalho e meio ambiente.
A maioria dos cursos, pelo menos no Brasil, duram no máximo dois anos. Diferente dos bacharelados comuns, essa pós varia entre dois a quatro semestres.
Melhores sites sobre segurança do trabalho
Apesar de funcionar como um curso, existem alguns sites que facilitam muito o acesso a essas informações. É sempre importante pesquisar em fontes confiáveis, e por isso, trouxemos algumas para você.
ABNT
A ABNT é a Associação Brasileira de Normas Técnicas. Famosa não apenas pelos estudantes de técnico de segurança do trabalho, mas no geral. Ela é bastante conhecida no meio acadêmico por conter todas as exigências para trabalhos científicos e sua formatação.
Mas a ABNT também contém uma série de outras regras sobre outros âmbitos da nossa vida cotidiana. Por exemplo:
- Tamanhos oficiais de mobílias para garantir a qualidade dentro do Brasil, como cadeiras, mesas e produtos de escritório;
- Produtos essenciais da construção civil: tijolos, cimentos, fechaduras e vários outros;
- Itens de segurança para casa e ambientes de trabalho: botijões de gás, sacolas plásticas, EPI’s e sinalizações.
Esses últimos, portanto, fazem parte da segurança do trabalho e seu site pode ser de grande ajuda. Assim, é só buscar pelo produto ou certificação desejada e já aparecem suas informações.
ABPA
Esta, por sua vez, é a Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes. O site dessa instituição é, também, bastante completo e possui informações detalhadas sobre:
- Análise de riscos no trabalho;
- Cursos para as mais diferentes áreas de atuação;
- Informações sobre segurança em situações de trabalho em altura;
- Também sobre segurança em instalações elétricas;
- Prevenção a incêndios e manuseio de itens inflamáveis.
ASSP
O último é o site da American Society of Safety Professionals. Por ser americano, o site é todo em inglês. Entretanto, vale muito a pena caso não encontre em um dos brasileiros o que deseja.
Em resumo, o acesso é um pouco mais limitado pelo idioma, mas o conteúdo é completo. O site conta com diversas certificações que podem ser validadas mesmo internacionalmente. Para quem faz o curso técnico de segurança do trabalho, dá horas complementares e capacitação.
Além disso, a ASSP conta com artigos sobre assuntos variados. Desde segurança do trabalho a inovações de mercado. Assim, torna-se um dos sites mais completos para pesquisar sobre o assunto.