Segurança do trabalho na SIPAT

segurança do trabalho na SIPAT

A segurança do trabalho na SIPAT é essencial para o bem-estar dos funcionários. Inclusive, para manter o bom funcionamento da empresa.

Algumas profissões têm maiores riscos de acidentes do que outras. Portanto, as dicas de segurança são indispensáveis. Além disso, é sempre bom relembrá-las. Afinal, estamos falando de manter a integridade dos trabalhadores e prevenção de acidentes.

Esse artigo abordará cinco dicas a fim de evitar problemas no seu ofício. Dessa forma, elas vão assegurar a segurança do trabalho na SIPAT. Por fim, conheça todas elas e aplique-as no seu ambiente profissional. 

Atente-se para os riscos no local de trabalho

A segurança do trabalho deve ser prioridade na vida dos trabalhadores. Pois, suas dicas são mais do que meras técnicas e conceitos. Portanto, coloque em prática todos os dias.

Assim, ela é mais do que um tema na semana da SIPAT. Então, quando entrar no local de trabalho, fique atento a respeito de qualquer risco. Por exemplo, piso molhado e fiações elétricas expostas.

Essas duas situações já implicam em possíveis acidentes. Porque, alguém pode passar despercebido por ali e escorregar no chão. Ou tropeçar no fio. Além disso, evite deixar fios expostos e até mesmo ferramentas largadas. 

A organização deve ser levada a sério em um ambiente de trabalho com objetos cortantes. Por isso, use placas de sinalização, a fim de indicar que o chão está úmido.

Sempre esteja com o seu EPI

Toda empresa deve disponibilizar equipamentos de proteção individual para a sua equipe. Inclusive, os EPI’s adequados a cada setor. Assim, eles devem estar em plena qualidade. A fim de que o funcionário desempenhe sua função com segurança.

Pode parecer um detalhe óbvio. Contudo, faz toda a diferença na hora de prevenir acidentes e preservar vidas.

Tome cuidado com serviços em locais altos

Trabalho com altura é bastante suscetível a acidentes. Mesmo que seja simples e rápido como trocar uma lâmpada, o risco permanece. Por isso, deve-se ficar atento, principalmente quem realiza serviços como:

  • Construção de prédios;
  • Limpeza de janelas;
  • Troca de antenas;
  • Conserto de telhados.

Ter em mente as práticas de segurança do trabalho na SIPAT é essencial nesses momentos. Portanto, cheque seus equipamentos e verifique seus acessórios, como escadas e demais materiais de subida.

Até ao trocar uma lâmpada, seja cuidadoso. Assim, evite subir com objetos nas mãos. Então, peça ajuda a alguém.

Segurança do trabalho na SIPAT: risco de incêndio

Caso você sinta cheiro de gás no seu ambiente de trabalho, desconfie. Assim, abra janelas e busque o local de vazamento. Portanto, não manipule nada que gere faíscas. Inclusive, não mexa em aparelhos eletrônicos também. 

Outra dica é não conectar mais de um equipamento no mesmo disjuntor. Sobretudo, aqueles que necessitam de muita energia.

Cuidado com as máquinas: segurança do trabalho na SIPAT

Se você trabalha em indústrias, atenção redobrada ao manusear máquinas e ferramentas. Pois, são nos pequenos descuidos que os acidentes acontecem. 

Aliás, em relação a maquinários pesados, consulte o manual antes de manuseá-las. Dessa forma, você saberá como proceder com segurança.
Todos os dias tenha uma conversa sobre segurança do trabalho. Principalmente, antes do expediente. Assim, hábitos seguros serão sempre frisados e com a colaboração de todos, colocados em prática.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Siga-nos

Leia Mais Sobre SIPAT