5 melhores Palestras sobre segurança do trabalho

Palestras segurança do trabalho

A realização de palestras segurança do trabalho, é essencial durante a SIPAT. A princípio, ela precisa atrair a atenção dos funcionários. Por fim, cumprir a sua obrigação de prevenção, evitando acidentes na empresa.

Não escolha temas aleatórios e que não façam parte do dia a dia da equipe. Uma vez que gera desinteresse dos funcionários quando não estiver relacionado com suas funções. Para isso, o conhecimento da equipe e suas funções torna-se essencial.

Para ajudar a organização veja os cinco melhores temas para palestras na SIPAT. Mas, não deixe de fazer as mudanças necessárias para chamar a atenção de sua equipe.

Como evitar o estresse

As palestras segurança do trabalho trazem formas de combater o estresse da profissão. Nesse sentido, o tema pode falar sobre ansiedade, depressão entre outros.

O estresse pelo trabalho, tem se tornado um vilão na qualidade de vida. Inclusive, gerando doenças respiratórias, síndrome do pânico, hipertensão e outras mais. Ainda por cima, acaba desmotivando sua equipe, o que leva a baixa produtividade.

O que gera o estresse

Podemos listar diversos motivos que levam ao estresse. Aliás, alguns fazem parte do dia a dia. Assim, a lista abaixo deve ajudá-lo na escolha das palestras segurança do trabalho.

  • Competição no trabalho;
  • Falta de lazer no dia a dia;
  • Insegurança do emprego;
  • Baixa autoestima;
  • Muitas cobranças no trabalho;
  • Necessidade de aprovação social e da família.

Palestras motivacionais

As palestras motivacionais fazem com que seu time sinta-se valorizados. Então, eles percebem a empresa mais humana e preocupada com o bem-estar.

Ao realizar um trabalho assim, será essencial entender as metas pessoais da cada um. Desse modo, converse com a liderança da equipe. Mas, uma ação que pode gerar bons resultados é elogiar seu time em público. Assim, eles sentem que estão sendo reconhecidos.

Palestras segurança do trabalho

O tema Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) torna-se o carro chefe nos eventos SIPAT. Sem dúvidas, está presente no dia a dia dos funcionários. Então, é um tema obrigatório no evento.

Em geral, palestras segurança do trabalho é um tema comum e falado todos os anos. Dessa forma, traga sentimentos para a fala. Assim os participantes dão mais atenção ao conteúdo.

Educação financeira e palestras sobre segurança do trabalho

Não há nada que estresse mais um trabalhador do que dívidas. Aliás, elas acontecem devido a falta de educação financeira. Então, a ausência de informação gera o descontrole financeiro.

Palestras sobre educação financeira são muito interessantes na SIPAT. Lembre-se, um funcionário em dia com suas finanças, terá uma preocupação a menos no ambiente de trabalho.

Relacionamento entre pessoas

A comunicação é o elemento principal para o sucesso do trabalho de uma equipe. Por conta disso, não a ignore durante uma SIPAT.

O seu objetivo é organizar a comunicação e acabar com problemas nas relações. Lembre-se que isso pode evitar brigas, individualismo e ajudar até mesmo na segurança.

Durante a escolha de temas para palestras, não limite sua pesquisa. Assim, busque sites sobre palestras segurança do trabalho para sua consulta.

Ter um técnico de segurança do trabalho ajudando nas atividades é essencial. Uma vez que, será alguém com vivência de empresa e conhecimento do tema.

Não esqueça dos assuntos comuns, como uso de EPIs, primeiros socorros e saúde mental. Por fim, matenha o equilíbrio de temas que chamem a atenção e os que devem ser discutidos.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Siga-nos

Leia Mais Sobre SIPAT