Como fazer um DDS motivacional?

DDS motivacional

O DDS motivacional, trata-se de uma conversa diária sobre segurança focada na saúde mental. Antes de mais nada, a sigla DDS significa Diálogo Diário de Segurança.

Realizar um diálogo motivacional tem como objetivo valorizar o empenho do empregado. Com isso, ele sente-se mais disposto e engajado com o seu papel dentro da empresa. 

As gerações atuais não sentem-se motivadas apenas pelo dinheiro. Visto que, a cada dia, a relação pessoal e o trabalho estão mais interligados. Portanto, o direcionamento da DDS para ações motivacionais tornam-se essenciais.

Como fazer um DDS motivacional

Para uma ação motivacional a empresa precisa avaliar pontos importantes. Então, não faça uma ação longa, o ideal é 10 minutos.

Sempre foque em temas atuais e que atendem as necessidades. Além disso, o assunto precisa ter valor para os participantes. Sendo assim, é importante que faça parte de seu dia a dia.

Tenha um cronograma das ações e divulgue com antecedência. Assim, os trabalhadores saberão o horário, local e data que acontecerá o DDS motivacional.

A atividade é diferente do SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes), que acontece uma vez no ano. Assim, o DDS acontecer mais vezes. Por exemplo, todos os dias, logo pela manhã.

Por fim, reserve um momento para que sua equipe diga temas. Dessa forma, eles podem indicar os assuntos que acham mais interessantes.

Temas para DDS

A sugestão de temas para o DDS pode facilitar a sua ação. Mas, não se esqueça que devem fazer parte do seu dia a dia. Por fim, com o foco na DDS motivacional alguns temas são:

  • O que te motiva a acordar?;
  • Trabalhar por dinheiro ou trabalhar por prazer;
  • Quando ser otimista e quando ser realista.

DDS online, presencial ou virtual

Com o aumento do home office a realização de encontros onlines tornou-se frequente. Por conta disso, surge a necessidade da DDS online ou virtual. A princípio, trata-se de encontros virtuais, por meio de videochamadas ou plataformas online.

As interações onlines tornam as reuniões dinâmicas e divertidas, desenvolvendo maior interação entre os participantes. Com isso, a empresa consegue trazer à discussão temas sobre as relações pessoais com leveza.

Benefícios da DDS motivacional

O principal benefício da DDS é manter o ambiente de trabalho seguro. Porém, não podemos nos prender apenas à segurança física e esquecer da saúde mental. Então, temas como estresse excessivo, ansiedade e depressão também são relevantes.

Quando falamos de DDS motivacional, o foco desses diálogos é harmonizar o ambiente de trabalho. Para isso, atividades relacionadas ao tema trazem benefícios ao grupo. Por exemplo:

  • Maior envolvimento do grupo com as atividades;
  • Funcionários satisfeitos;
  • Aumento da produção;
  • Mais comprometimento.

Registre o DDS motivacional

Como toda ação envolvendo o CIPA, o DDS precisa ser documentado. Para isso, fotografe, recolha assinaturas e faça avaliação. Por fim, mantenha um bom controle dos temas trabalhados para evitar repetir.
O DDS motivacional é tão importante quanto a SIPAT, a diferença é a realização diária, Nesse sentido, a sua prática reforça a responsabilidade da empresa com os funcionários. Por último, utilize o momento para informar sobre mudanças nas normas de segurança.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Siga-nos

Leia Mais Sobre SIPAT