O assédio moral é uma forma de violência contra o funcionário de uma empresa, que pode ser física, verbal ou mental. Nesse sentido,fazer vergonha, humilhar e diminuir um funcionário faz com que a empresa perca produtividade e lucro.
O que é assédio moral?
Assédio moral significa qualquer abuso físico ou psicológico de um empregado por um empregador. Portanto, pode ser definido como ações que colocam o funcionário numa situação humilhante ou constrangedora.
Tal comportamento pode se manifestar de diversas formas, como exigir metas inatingíveis, negar o tempo livre e reclamar sempre das tarefas dos funcionários. Ademais, exigir uma jornada de trabalho maior que o permitido são alguns exemplos de assédio.
Consequências do assédio moral para as empresas?
Os resultados do assédio moral nas empresas levam a diminuição da produção e do lucro, bem como a perda de autoridade na área. Além disso, a empresa pode sofrer uma perda de funcionários e multas acusação de abuso.
Quais são as condutas que caracterizam assédio moral?
Na hora de corrigir alguns funcionários, os empregadores divulgam de forma agressiva suas correções, fazendo com que o assediado se sinta humilhado e incapaz de atender as necessidades. Portanto, isso enfraquece os funcionários e o torna menos produtivo.
Não ensinar o funcionário de forma adequada
Não instruir o funcionário de forma adequada e depois puni-lo é uma forma injusta de fazer com que ele, dessa forma, se sinta inútil por meio de um erro seu.
Prejudicar o funcionário de propósito
Não dar informações completas, não ouvir as dúvidas dos empregados, criticar seu trabalho de forma injusta. Além disso, atribuir mais tarefas que vão além da sua função, pressionar a vítima para que ela não tenha direito, por exemplo, pode prejudicar o funcionário.
Recusar comunicação
Sempre evitar a vítima, evitar ou não fazer contato visual, fingir que a pessoa não está ali, proibir outras pessoas de falar com ela e não falar com a vítima é assédio moral..
Atentado a dignidade
Rir, zombar, menosprezar, fazer piadas de mau gosto, criticar a vida privada, das tarefas humilhantes é ferir tudo o que é humano.
Assédio sexual
Fazer gestos e propostas indecentes para a vítima no seu local de trabalho, tocar, agarrar, ameaçar são exemplos, portanto, de violência sexual.
Como denunciar assédio moral?
Para denunciar o assédio moral, primeiro conheça os seus direitos e faça a denúncia por esses meios:
- Justiça do trabalho;
- Ministério Público do Trabalho;
- Polícia, por meio do boletim.
Por isso, reúna provas e testemunhas do acontecido, você também pode procurar um sindicato da sua profissão. Além disso, para entender mais sobre assédio moral e sexual conheça a Super SIPAT e entenda como ela pode te ajudar a criar uma relação confiável