CIPEIRO – Guia 2024 completo para Cipeiro e membros da CIPA

O cipeiro é um profissional que tem papel importante dentro da empresa, em especial na CIPA. Aliás, ele tem diferentes direitos e deveres que todos devem conhecer. Portanto, entenda seu papel e como ajuda na SIPAT em 2024. 

O que é e qual função do cipeiro?

É o trabalhador que atua junto à CIPA em uma empresa ou outro órgão. Então, cabe dizer que os membros que compõem a comissão são eleitos por voto secreto dos demais funcionários.

De forma geral, a principal função dele é atuar para evitar acidentes e doenças do trabalho. Estes são, de fato, seus deveres mais notáveis, mas, tem ainda outros como:

  • Fiscalizar as condições de trabalho;
  • Identificar irregularidades;
  • Fazer relatórios;
  • Por fim, acompanhar conduta em acidentes.

Os membros da CIPA devem participar de cursos antes de iniciar suas funções e também durante o tempo em que estiverem no cargo. Além disso, os cipeiros atuam na SIPAT.

Foto: O cipeiro é o responsável por organizar e realizar a SIPAT

SIPAT: outra função do cipeiro

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho ou SIPAT é uma obrigação legal, fixada pela NR-5. Desta forma, também propõe-se a evitar acidentes e doenças com a equipe. 

Como a SIPAT é um evento que tem, justamente, objetivo de informar sobre segurança e saúde no trabalho, os membros da CIPA devem atuar nele. Ainda, cabe dizer que há vários benefícios adicionais, como:

  • Melhora nas relações;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de faltas.

Com a atuação na semana de eventos, o cipeiro pode fazer parte importante de seu trabalho. Além disso, torna seu dever menos exaustivo e gera participação dos colegas.   

A NR-5: atualizações importantes para cipeiro em 2024

A norma que regulamenta a criação e funções da CIPA é a NR-5. Ainda, 2021 trouxe mudanças que passaram a valer em janeiro de 2022. Desse modo, é importante destacar algumas alterações para 2024, como:

  • Opção para votação da CIPA ;
  • Carga horária dos cursos;
  • Melhores condições de trabalho aos cipeiros.

É crucial sempre estar atento às novidades que acontecem nas leis, em especial os membros da CIPA. Assim, garante que a empresa cumpra com todas as obrigações legais.

Quais são as vantagens na formação da CIPA

A função de membro da CIPA envolve muito trabalho, porém, traz diversas vantagens e sua criação é positiva não só para os funcionários, mas também para a empresa.

Melhores condições de trabalho

O trabalho da comissão ajuda a tornar o local de trabalho mais seguro e, assim, traz bem-estar aos colaboradores. Dessa forma, a produção é otimizada e há melhoria nas relações.

Aprendizado contínuo

Para algumas funções e cargos é crucial participar de cursos de forma contínua e se atualizar sempre. Nesse sentido, a comissão pode ser uma forma de engajar.

Diminuição de custos

Sabe-se que há muitos custos quando se tem que lidar com os efeitos de acidentes no trabalho. Assim, a redução desses eventos danosos também ajuda no corte de gastos.

Valorização do cipeiro

A função do cipeiro traz consigo grandes responsabilidades, assim, é crucial a valorização deste trabalho. Portanto, o membro da CIPA precisa de autonomia para desempenhar bem sua função. Dessa forma, com apoio, obter um ambiente mais seguro e produtivo.

Super SIPAT

Uma forma de abordar os melhores temas para SIPAT em seu evento é contratar uma empresa especialista no assunto. Então, conte com a Super SIPAT para tornar a sua ação ainda mais eficaz.

Compartilhe esse post

4 comentários em “CIPEIRO – Guia 2024 completo para Cipeiro e membros da CIPA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT