CIPA é a sigla de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Ela possui a função de prevenir casos e doenças ocupacionais e promover mais segurança no trabalho. Além disso, todos podem fazer parte, como os empregados e empregadores.
O que é CIPA?
Ela é uma obrigação prevista por lei, para todas as empresas públicas e privadas. Assim, é criada uma comissão e seus membros se reúnem para criar diversos eventos de conscientização sobre a prevenção de acidentes.
Como são formadas
A CIPA é formada por trabalhadores, por meio de eleições e pelos indicados da diretoria do negócio. Então, faz parte dela o presidente, o vice, os titulares e os eleitos pelos operários.
O que é um acidente de trabalho segundo a CIPA?
Um acidente de trabalho é quando a execução de uma função provoca machucados corporais ou até mesmo mortes. Tem como resultado, causa, perda ou redução da força para as tarefas, por exemplo:
- Quedas, contusões e esmagamentos;
- Choques elétricos e contra objetos;
- Golpes causados por utensílios.
Além dos acidentes de trabalho típicos, aqueles que sucedem por acaso e as doenças ocupacionais, existem também os acidentes de trajeto. Que ocorrem no percurso para o trabalho ou casa.
Quais as regras da CIPA?
Todas as suas reuniões precisam ser mensais conforme o calendário definido. Ainda mais, se houver denúncias de condições de risco graves e medidas de urgência são tomadas. Assim, todos devem:
- Veja as situações de risco no ambiente;
- Prevenir acidentes de trabalho;
- Manter avaliações do local.
Outra regra muito importante para os membros da CIPA, é impedir atividades que apresentem riscos além dos previstos e tomar todas as medidas necessárias. Dessa forma, adota-se certos meios de proteção e o uso de equipamentos.
Quais os benefícios garantidos com a formação da CIPA?
Para alcançar benefícios por meio dela é necessário ter membros atuantes, unidos e atentos com os seus deveres. Desse modo, geram-se vantagens e as principais delas são:
- Práticas de capacitação para a redução de riscos;
- Melhores condições de trabalho;
- Melhores temas para SIPAT
- Diminuição de custos.
As ações criadas se unem com a certeza de que serão colocadas em prática e trarão os efeitos esperados. Além disso, é dever do patrão prover aos membros da CIPA meios básicos para que tudo ocorra bem.
Redução de custos
Acidentes de trabalho causam gastos, por isso, contar com ela é essencial, porque atuar no cuidado permite uma boa economia nas despesas da empresa. Assim, favorece todo o seu sucesso.
O que é SIPAT e qual sua relação com a CIPA?
SIPAT, Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, é um evento feito pela CIPA. Além disso, sua meta é de preparar e informar a todos os operários por meio de atitudes de cuidado. Por exemplo a realização de:
- Palestras e treinamentos presenciais;
- Teatros e debates;
- Projetos e oficinas.
Ela deve acontecer todos os anos, com a atuação de práticas e cuidados com a saúde no trabalho e em casa. Afinal, as duas têm o objetivo de fazer com que as coisas fluam de forma mais segura.
É importante dizer, que é essencial estar atento às leis e aos direitos do trabalhador de forma certa e precisa. Isso porque, um local de trabalho mais seguro e operários conscientes, geram mais créditos para a segurança e prevenção de todos.
Super SIPAT
A CIPA pode contratar a Super SIPAT para realizar o evento em sua empresa. Aliás, eles possuem os melhores profissionais para abordar os temas relevantes para a ação. Assim, garante uma semana de muito sucesso.