CIPA – Guia 2025 sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

CIPA é a sigla de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Ela possui a função de prevenir casos e doenças ocupacionais e promover mais segurança no trabalho. Além disso, todos podem fazer parte, como os empregados e empregadores. 

O que é CIPA?

Ela é uma obrigação prevista por lei, para todas as empresas públicas e privadas. Assim, é criada uma comissão e seus membros se reúnem para criar diversos eventos de conscientização sobre a prevenção de acidentes.

Como são formadas

A CIPA é formada por trabalhadores, por meio de eleições e pelos indicados da diretoria do negócio. Então, faz parte dela o presidente, o vice, os titulares e os eleitos pelos operários.

Foto: a CIPA é responsável por realizar a SIPAT em sua empresa

O que é um acidente de trabalho segundo a CIPA?

Um acidente de trabalho é quando a execução de uma função provoca machucados corporais ou até mesmo mortes. Tem como resultado, causa, perda ou redução da força para as tarefas, por exemplo:

  • Quedas, contusões e esmagamentos;
  • Choques elétricos e contra objetos;
  • Golpes causados por utensílios.

Além dos acidentes de trabalho típicos, aqueles que sucedem por acaso e as doenças ocupacionais, existem também os acidentes de trajeto. Que ocorrem no percurso para o trabalho ou casa.

Quais as regras da CIPA?

Todas as suas reuniões precisam ser mensais conforme o calendário definido. Ainda mais, se houver denúncias de condições de risco graves e medidas de urgência são tomadas. Assim, todos devem:

  • Veja as situações de risco no ambiente;
  • Prevenir acidentes de trabalho;
  • Manter avaliações do local.

Outra regra muito importante para os membros da CIPA, é impedir atividades que apresentem riscos além dos previstos e tomar todas as medidas necessárias. Dessa forma, adota-se certos meios de proteção e o uso de equipamentos.

Quais os benefícios garantidos com a formação da CIPA?

Para alcançar benefícios por meio dela é necessário ter membros atuantes, unidos e atentos com os seus deveres. Desse modo, geram-se vantagens e as principais delas são: 

  • Práticas de capacitação para a redução de riscos;
  • Melhores condições de trabalho;
  • Melhores temas para SIPAT
  • Diminuição de custos.

As ações criadas se unem com a certeza de que serão colocadas em prática e trarão os efeitos esperados. Além disso, é dever do patrão prover aos membros da CIPA meios básicos para que tudo ocorra bem.

Redução de custos 

Acidentes de trabalho causam gastos, por isso, contar com ela é essencial, porque atuar no cuidado permite uma boa economia nas despesas da empresa. Assim, favorece todo o seu sucesso.

O que é SIPAT e qual sua relação com a CIPA?

SIPAT, Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, é um evento feito pela CIPA. Além disso, sua meta é de preparar e informar a todos os operários por meio de atitudes de cuidado. Por exemplo a realização de:

Ela deve acontecer todos os anos, com a atuação de práticas e cuidados com a saúde no trabalho e em casa. Afinal, as duas têm o objetivo de fazer com que as coisas fluam de forma mais segura.

É importante dizer, que é essencial estar atento às leis e aos direitos do trabalhador de forma certa e precisa. Isso porque, um local de trabalho mais seguro e operários conscientes, geram mais créditos para a segurança e prevenção de todos.

Super SIPAT

A CIPA pode contratar a Super SIPAT para realizar o evento em sua empresa. Aliás, eles possuem os melhores profissionais para abordar os temas relevantes para a ação. Assim, garante uma semana de muito sucesso.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT