Atribuições da CIPA – Guia Completo (RECOMENDADO)

Atribuições da CIPA

Toda empresa tem sua comissão para prevenir acidentes, então é importante saber as atribuições da CIPA. Primeiramente, não é só criar uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, é bem mais que isso.

Além desse primeiro passo, deve-se entender como funciona, como formar uma e quais decisões tomar. Desse modo, o objetivo de criar um ambiente de trabalho mais seguro poderá ser concluído.

Contudo, não pode-se começar do nada e já sabendo de tudo sobre a CIPA. Portanto, entender suas normas, funções e direitos é necessário para a sua existência na empresa.

Conhecendo a CIPA

Toda empresa tem o dever de promover segurança e saúde aos seus trabalhadores. Nesse sentido, as atribuições da CIPA garantem uma forma de garantir esses direitos ao seu time.

Essa organização interna está prevista na Lei Nº 6.514/77 e segue a NR5. Assim sendo, ela é feita por membros que são eleitos pelos próprios trabalhadores da empresa. Assim, mostrando a importância da escolha deles.

Depois, os constituintes devem passar por treinos especializados propostos pela Norma Regulamentadora Nº 05. Além disso, os membros da CIPA têm estabilidade dentro da instituição durante um ano.

Direitos do funcionário que participa da CIPA

Dentro das atribuições da CIPA, o trabalhador pode ter mais presença e auxiliar a empresa. Juntamente com o empregador, os empregados podem melhorar as condições e o ambiente de trabalho.

Dessa forma, tanto saúde quanto segurança são melhoradas e com isso, a eficiência aumenta. Dessa forma, o patrão deve encarar como positivo a comissão, pois ela engaja os colaboradores.

Deveres dos membros da CIPA e empregados

Funcionando como uma via de mão dupla, os membros da comissão também devem colaborar. Bem como contribuir com a gestão, devem participar das eleições e olhar com cuidado o ambiente.

Também cabe aos trabalhadores alertarem sobre as situações de risco no trabalho e sugerir melhorias. Por fim, devem botar em prática as recomendações que previnem acidentes e doenças na empresa.

Sobre as atribuições da CIPA

Além da obrigatoriedade da sua existência, a CIPA tem em destaque algumas atribuições. Desse modo, elas mantêm o objetivo de manter compatível a eficiência e preservar o trabalhador. Por exemplo:

  • Detectar riscos e elaborar planos para ajudar a prevenção desses problemas;
  • Participar do controle de qualidade das ações preventivas propostas;
  • Fazer vistoria nos ambientes no intuito de identificar possíveis novos riscos.

Destaca-se essas funções da comissão e que reforçam a sua importância na empresa. Por isso, sua formação é fundamental para promover a saúde e a segurança do trabalhador.

A relação entre CIPA e SIPAT

As atribuições da CIPA mostradas até então podem lembrar alguns dos objetivos da SIPAT. Então, não é apenas coincidência, porque a sua realização na empresa é responsabilidade da comissão.

Por fim, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho conta com atividades de prevenção. Ou seja, é uma semana com ações que têm objetivo de prevenir acidentes no trabalho.
A CIPA, que organiza a SIPAT, é uma comissão eleita pelos próprios funcionários da empresa. Em outras palavras, suas responsabilidades tratam o tempo todo de melhorar as condições de trabalho.

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