O que é SIPATR? Como realizar a minha? Guia 2024

A SIPATR tem como objetivo promover ações de proteção e redução de acidentes de trabalho no meio rural. Portanto, pretende informar sobre medidas de prevenção com palestras sobre saúde e demais temas sobre segurança.  

O que é SIPATR?

É a sigla para Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural. Foi criada no ano de 2005 e surgiu a partir da SIPAT. Então, regula normas sobre questões nas áreas de:

  • Agricultura e pecuária;
  • Silvicultura;
  • Aquicultura.

Toda empresa rural que contar com mais de 20 membros que tenham contrato devem manter uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural. Aliás, isto está previsto pelas normas regulamentadoras. 

Funções da comissão

É função da comissão interna propor ações de prevenção à acidentes de trabalho aos colaboradores. Assim, a principal delas é a semana temática também chamada de SIPATR

Foto: A SIPATR é destinada aos trabalhadores rurais

Como funciona a SIPATR?

A principal ideia do evento é informar e discutir temas que envolvam risco à saúde no trabalho rural. Portanto, o objetivo da SIPATR é despertar a percepção de condições de falta de segurança. 

Situações de risco

Algumas medidas sobre segurança do trabalho são universais, como o uso de EPIs. No entanto, no contexto rural, existem algumas situações próprias, assim como riscos típicos. 

Alguns exemplos são o manejo de produtos químicos e o transporte errado de pessoas e cargas. Mas, fatores gerados pelo clima e ataques de animais com peçonha também são relevantes.  

Instruções sobre conduta e saúde

Uma das principais metas da SIPATR é transmitir alertas que reduzam as condutas de risco no trabalho rural. Isso porque, muitas vezes situações de perigo ocorrem por falta de conhecimento e instrução. 

Agroquímicos

O manejo de agrotóxicos é um tema essencial de debate na semana, porque é um dos casos mais comuns de acidentes de trabalho rural. Muitos deles são evitados a partir do acesso à informação. 

O uso errado de EPIs durante o contato com produtos químicos é um exemplo do dia a dia. Assim, o funcionário está exposto a radiação e coloca sua saúde em risco, muitas vezes sem nem saber do risco. 

Ações de saúde na SIPATR

A SIPATR também envolve a promoção da saúde. Portanto, você também deve programar ações que abordem essas pautas. Alguns temas básicos são depressão, DSTs e abuso de álcool.  

Como realizar a SIPATR?

O evento deve ser avisado à equipe antes de ocorrer. Por isso, é ideal planejar a semana de forma prévia. Com isso, você deve avisar todo o grupo para garantir que estejam presentes na ação. 

Você deve ter em mente que essa semana precisa despertar o interesse do time. Então, procure fugir do óbvio. Para isso, os brindes para SIPAT e concursos são meios criativos de promoção das ações. 

Alterne palestras e temas sérios com assuntos leves dentro do seu contexto de atuação. Além disso, valorize o tempo da sua equipe. Transmita o máximo de conteúdo possível de forma leve e atrativa.

Para encerrar com chave de ouro, você pode realizar uma celebração ao fim da semana. Permita que sua equipe leve a família. Assim, vai tornar a SIPATR ainda mais marcante para eles. 

Super SIPAT

Ao organizar a sua semana não esqueça da Super SIPAT. Afinal, a empresa é especialista quando o assunto é segurança no trabalho. Aliás, possui um portfólio diferenciado e completo para atender todos os setores.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT