Preciso de curso para elaborar uma SIPAT?

curso para SIPAT

Para organizar esse evento na sua empresa, não é preciso um curso para SIPAT. Porém, precisa de trabalho em equipe e muito planejamento. Porque, além de ser uma obrigação da firma realizar esse momento, ele também traz vantagens.

A Semana de Prevenção fala dos riscos e dos cuidados no ambiente de trabalho. Entretanto, também é uma maneira de estimular seus funcionários. 

Assim, o ambiente profissional fica mais seguro e confortável. Por isso, conheça as dicas desse artigo para você preparar sua empresa para essa semana. Mas sem precisar de curso para SIPAT.

Planejamento

É o segredo do sucesso de uma boa SIPAT. Ou seja, é necessário fazer um cronograma. Dessa forma, você previne-se contra imprevistos. Portanto, faça reuniões com seus colegas. Aliás, é importante dividir funções e responsabilidades.

Assim, ninguém fica sobrecarregado. Inclusive, é recomendado ter um dos membros da CIPA presente na sua equipe de planejamento. Além disso, a SIPAT na empresa deve ter uns cinco dias de atividades. Por isso, reserve 15 dias para organizar tudo. 

Prepare uma lista de atividades

Planejar as atividades e temas do evento é fundamental. Desse modo, tudo deve ser bem pensado para agradar todos os participantes. Monte uma programação sobre as temáticas que serão abordadas. Assim como, os horários de cada uma. Dessa maneira, formule os assuntos mais interessantes.

Por exemplo, considere algumas sugestões abaixo para sua SIPAT:

  • Avaliação de riscos no local de trabalho;
  • Mostrar boas práticas de segurança e saúde no trabalho (SST);
  • Orientação para os riscos de cada setor;
  • Debates sobre segurança do trabalho;
  • Palestras educativas;
  • Dicas de saúde e bem-estar.

Mas não é só de palestras que uma boa Semana de Prevenção de Acidentes precisa. Portanto, realize atividades leves e dinâmicas, como:

  • Gincanas;
  • Apresentações teatrais;
  • Jogos;
  • Sorteios de brindes.

Em resumo, realizar essas atividades de interação prende a atenção do público por mais tempo. Assim, a sua mensagem é fixada e ainda gera um momento de descontração.

Curso para SIPAT: incentive a sua equipe

Motivação faz parte de um bom ambiente. Além disso, estimula os trabalhadores a realizarem suas funções com empenho e segurança.

Por isso, garanta também que o local seja um ambiente confortável. Porque muitas doenças são causadas por um clima pesado. Aliás, empregados motivados aumentam a produtividade de qualquer negócio.

Avalie o curso para SIPAT

Terminada a SIPAT, verifique os pontos altos e baixos. Desse modo, você saberá onde melhorar no próximo ano. Também faça relatórios que contabilizem a participação.

Assim como, quais atividades e palestras foram interessantes e agradaram mais. Inclusive, faça uma pesquisa de satisfação. Dessa forma, você saberá dos participantes o que eles acharam. E terá uma ideia do que fazer na próxima Semana de Prevenção. Portanto, agora sabe os passos para organizar esse evento sem precisar fazer um curso para SIPAT.

É um trabalho difícil e que exige dedicação. Pois, apesar de ser uma atividade dinâmica, também é um momento de seriedade. Porque trata de assuntos sobre segurança e saúde.
Dessa forma, falamos sobre preservar vidas dos funcionários da sua empresa. Por isso, use essa chance para conscientizar os trabalhadores.

Com certeza você pode fazer a dirença em sua empresa com a SIPAT. Então, escolha temas relevantes e um formato leve. Assim, seu time terá ótimos resultados.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Siga-nos

Leia Mais Sobre SIPAT