Palestra primeiros socorros: 7 dicas que salvam vidas

palestra primeiros socorros

Conhecer os primeiros socorros pode ajudar a salvar a vida de alguém em uma emergência. Dessa forma, a vítima conseguirá esperar a chegada dos socorristas. Portanto, confira os cuidados necessários em diversos cenários de riscos.

Instruções sobre alguns dos primeiros socorros

Muitas vezes, um acidente pode acontecer e ser um caso sério. Então, é importante saber o que fazer em um momento assim. Então, colocar em prática os ensinamentos aprendidos na palestra primeiros socorros é muito importante. 

Nessas horas, antes de tudo, é preciso ter calma e ligar para um serviço de emergência. Em seguida, cheque se a vítima consegue falar. Mas, não a force e busque tranquilizá-la. 

Também não a mova de lugar para não agravar uma possível fratura e verifique a sua pulsação.

O que fazer em casos de queimaduras

Essas são apontadas de acordo com os danos causados. Ou seja, a forma de reconhecer é por meio do grau ou seriedade da lesão. Assim, em casos mais leves, a parte afetada é a epiderme, pele mais superficial do corpo.

A dica de primeiros socorros aqui é lavar o local com água corrente. Mas, se possível, faça compressas com soro fisiológico, já que isso ajuda a diminuir a temperatura. Caso surjam bolhas, não as estoure.

Casos em que a ajuda precisa ser urgente

Quando um alimento ou objeto bloqueia a respiração, por exemplo, o socorro precisa ser rápido. Enquanto isso, usa-se uma técnica chamada manobra de Heimlich, muito abordada na palestra primeiros socorros. A maneira correta de aplicá-la é:

  • Colocar uma mão sobre a outra na boca do estômago da pessoa;
  • Fazer compressão para cima e para dentro.

Para bebês, deve-se colocá-lo de barriga para baixo sobre seu antebraço. Então, deixar a cabeça mais baixa que o corpo e dar batidas nas costas. Depois, vire a criança e verifique se o objeto saiu, se necessário, repita o processo ou busque ajuda. 

Envenenamentos

Isso pode ocorrer por meio da ingestão ou exposição de produtos químicos. Contudo, no primeiro caso, não se deve forçar o vômito e nem dar outros líquidos para a pessoa beber. 

É necessário fazer uma lavagem estomacal no hospital, então, o ideal é chamar a emergência.

Ao inalar uma dessas substâncias, uma das dicas de primeiros socorros é levar o indivíduo para longe. De preferência, para um lugar com boa circulação de ar. Em uma intoxicação na pele ou nos olhos, eles precisam ser lavados com água corrente. 

O que uma palestra primeiros socorros indica em casos de fratura

A pessoa que estiver ajudando a vítima, precisa imobilizar a região. Além disso, não se deve tentar colocar o osso no lugar, isso pode agravar o problema. 

No caso de uma hemorragia, nesse cenário, precisa-se enrolar um pano limpo sobre o local e fazer pressão sobre a área. 

Primeiros socorros para paradas cardíacas

Aqui, a pessoa precisa se deitar de barriga para cima. Dessa forma, outros também podem ajudar a fazer a massagem. Em seguida, incline o queixo do socorrido para que respire melhor e siga essas orientações:

  • Estique seus braços e coloque a palma no centro do peito;
  • A mão livre deve ser usada sobre a outra para fazer a pressão; 
  • Precisa afundar cerca de 30 vezes em direção ao coração.

Com um bebê, ele também deve estar virado de frente. No entanto, sua cabeça deve ser inclinada para trás. Assim, a pressão é feita com o empurrão de dois dedos em direção ao coração. 

Uma última dica que salva vidas

Qualquer imprevisto mais sério, a pessoa precisará ser encaminhada ao médico. Por isso, ligue para uma ambulância e peça ajuda para pessoas mais próximas. Além disso, dê todos os detalhes possíveis sobre a vítima.

Mantenha a pessoa acordada, se ela ainda estiver consciente. Então, procure conversar, a fim de que ela perceba que não está sozinha. Pois, isso irá acalmá-la e te ajudará a manter o foco para prestar o cuidado necessário aprendido na palestra primeiros socorros.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos

Leia Mais Sobre SIPAT