A perda auditiva está cada vez mais presente no mundo. Ademais, ela pode ser parcial ou total e surge por vários motivos. Além disso, podemos perder essa capacidade com o passar dos anos. Contudo, existem tipos e graus dessa deficiência.
O que é perda auditiva?
É a diminuição da capacidade de ouvir sons. Com isso, pode trazer dificuldade na comunicação e compreensão do que é dito. Também é chamada de hipoacusia e existem alguns tipos e graus. Contudo, é importante ser acompanhada logo que ver os sinais.
Quais as causas?
A causa mais comum costuma ser o envelhecimento. Porém, pode ser uma deficiência passada por alguém da família. Além disso, também pode ser algum fator que apareceu no trabalho ou uso de equipamentos de som muito alto. A seguir, como mais exemplos temos:
- perfuração do tímpano;
- entrada de líquido no ouvido;
- otite;
- ruídos altos;
- doenças hereditárias;
- trauma;
- excesso de cera;
- tumores;
- infecções;
- envelhecimento
Existem diferentes tipos de perda auditiva?
Sim, pois dependendo da parte do ouvido afetada, muda a classificação da perda. Contudo, a quantidade de decibéis que consegue ouvir, diz o quanto perdeu do poder de ouvir. Com isso, temos quatro tipos: consultiva, neurossensorial, mista e neural ou retrococlear.
Quais os graus?
Além de avaliar os tipos, a dificuldade de ouvir também se separa por graus. Isto é, divide conforme a quantidade e tipo de som que não consegue escutar. Assim, todos os graus de deficiência auditiva se classificam como leve, moderado, severo ou profundo.
Quais os sintomas da perda auditiva?
A perda de audição tem vários sintomas. Entretanto, perceber eles precisa de muita atenção. No início pode não se notar ou a vergonha pode atrapalhar. Porém, estes evoluem com o passar do tempo se não avaliares e tratarem logo. Como exemplo temos:
- dificuldade de entender as palavras;
- falar muito alto;
- sensação de ouvido tampado;
- zumbido;
- ler os lábios para conseguir entender;
- precisar aumentar volume da televisão ou rádio;
- intolerância a som alto;
- isolamento social;
- depressão.
Como tratar?
O tratamento vai depender do que o causou. Contudo, o mais comum é o uso de antibiótico devido à infecção. Além disso, também pode usar o implante coclear, fazer a remoção de cera, cirurgia para corrigir tímpano perfurado ou retirada de corpo estranho.
Como diagnosticar a perda auditiva?
Primeiramente deve ver quais os primeiros sinais observados pelo paciente. Em seguida aos exames físicos, deve pedir exames mais específicos. A exemplo temos a audiometria, impedanciometria e exames de imagem.
Quando deve consultar o médico?
Quando ver que tem qualquer dificuldade em ouvir, deve procurar ajuda profissional. Por isso, a busca por um atendimento precoce evita a piora do quadro. Ou seja, leva ao tratamento muito mais rápido e com consequente cura do problema.
Palestrantes experientes sabem como passar e ensinar ao colaborador. Ainda mais que a Super SIPAT conta com anos de mercado, abordando diferentes temas, entre em contato e saiba mais.