Um teste Síndrome de Burnout pode ser feito para avaliar sua saúde no trabalho. O transtorno é laboral. Ou seja, afeta quem possui rotinas longas e cansativas. Dessa forma, depois da pandemia, até 89% dos profissionais de saúde relataram exaustão.
O que é Síndrome de Burnout?
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), essa é uma doença ocupacional causada pelo esgotamento físico e mental. Assim, em geral, afeta quem tem tarefas longas e com muita pressão. São alguns exemplos:
- Enfermeiros;
- Médicos;
- Jornalistas.
Diferente do cansaço comum, o transtorno é a exaustão total. Então, mesmo após dias cansativos, o tempo de lazer não é o suficiente. No início, o indivíduo perde interesse em certas atividades.
Burnout x Boreout
A Síndrome de Boreout é o oposto do Burnout. Desse modo, apesar de terem sintomas parecidos, a primeira é causada pela falta de estímulos no ambiente de trabalho. Ou seja, está ligada à falta de relação com o serviço.
Responsabilidade da empresa
Hoje, os líderes têm repensado as funções e normas do trabalho. Mas não é assim em todos os lugares. De toda forma, a responsabilidade em casos de Burnout é da empresa. Então, o que pode ser feito para evitar:
- Palestras;
- Hierarquia horizontal;
- Combater assédios no ambiente.
Ao ter um espaço aberto ao diálogo e com participação de todos ao definir metas e horários a síndrome pode ser evitada. Mas, apesar de existir o glamour do workaholic (vício em trabalho), mais tempo de trabalho não é maior qualidade.
10 Perguntas teste síndrome de Burnout
Pesquisas sobre a doença avançam a cada dia. Dessa forma, melhoram os diagnósticos e a prevenção. O Burnout já afeta um a cada três brasileiros. Aqui são 10 passos simples para você avaliar se possui o transtorno:
- Você se sente incapaz de se desligar do trabalho;
- Já deixou suas necessidades pessoais mesmo fora do horário de trabalho;
- Você se distanciou da sua vida pessoal;
- Sente insônia e/ou dificuldade para dormir e relaxar;
- Fica cansado mesmo de folga;
- Tem pouco controle sobre o cronograma de trabalho;
- Se ausentou do trabalho por motivos médicos com frequência;
- Tem dores de cabeça e falta de ar constantes;
- Se pudesse agora, mudaria de empresa;
- Sente que está em um beco sem saída.
Com a maioria das suas respostas foi sim, então é hora de buscar um profissional. O esgotamento e falta de apetite em atividades sociais não é comum. Assim, não se pode normalizar estar sempre doente ou cansado.
Como é o tratamento após o teste síndrome de Burnout?
A síndrome de burnout é frequente e tem fácil tratamento. Então, se você se identificou, não se desespere. A vantagem de descobrir cedo é a chance de usar apenas tratamento terapêutico. Portanto, busque por um psicólogo que se identifique e inicie a terapia.
É importante lembrar que a vida não se reduz somente ao trabalho. Sua formação e atividades são estados que podem mudar. Assim como seu estado de saúde. Dessa forma, o auxílio médico pode facilitar sua vida pessoal e profissional.
Atendimento psicológico
Hoje, cada vez mais pessoas buscam por terapia. Então, como forma de tratar transtornos e traumas. A terapia é uma boa aliada no autoconhecimento e, dessa forma, pode auxiliar a buscar novos campos de trabalho.
Novos modelos de trabalho
Com as dificuldades dos servidores, os empregadores têm mudado os modelos de trabalho. Assim, algumas firmas reduzem o tempo de serviço, adotam home office e mais dias de folga, por exemplo.
Conheça a Super SIPAT
A SIPAT é o momento ideal para tratar questões como doenças ocupacionais com os funcionários do seu negócio. Nesse sentido, a Super SIPAT possui os melhores profissionais para abordar assuntos sérios de modo descontraído na sua empresa.