Diálogo Diário de Segurança – O que é e como aplicar o DDS?

Diálogo Diário de Segurança

O Diálogo Diário de Segurança serve para falar sobre hábitos e o uso correto dos equipamentos de proteção individual – EPIs – para segurança do trabalho. Assim, é uma reunião importante, porque motiva a equipe para reduzir os acidentes e manter os padrões.

Você sabe o que é um Diálogo Diário de Segurança?

O que é DDS e para que serve, nada mais é do que um breve encontro que deve ocorrer antes do trabalho. Dessa forma, é mais comum acontecer em empresas que trabalham com obras ou serviços perigosos, mas dá para se aplicar em várias áreas.

A equipe então se motiva para proteger sua integridade como também a do grupo. Portanto, todos ganham e as chances de que tomem mais cuidado ao longo de suas funções é maior também.

Qual o uso na área de segurança do trabalho?

Ele é aplicado pelo técnico de segurança, porque é ele quem responde por esta área. Mas, seu uso serve para atender as leis que previne os possíveis acidentes, além de dar instruções claras que todos devem seguir.

Vídeo: Entenda o que é DDS

O Diálogo Diário de Segurança é uma palestra?

Não, o DDS não é uma palestra e sim um hábito, que deve ser feito todos os dias. Assim, ele deve ter em resumo, entre 5 a 15 minutos de duração. Afinal, acontece em meio a pátio de obras, fábricas ou em áreas do meio da produção.

Um outro momento onde dá para abordar o tema é ao longo da SIPAT em SP ou em qualquer outra cidade. Afinal, esse evento deve ser feito em toda empresa.

Qual tema falar no DDS?

Existem vários temas, por isso, basta escolher um deles para cada dia. Então, conheça agora quais os mais comuns no Diálogo Diário de Segurança:

  • Riscos no ambiente de trabalho;
  • Uso de EPIs e EPCs;
  • Prevenção de acidentes;
  • Saúde ocupacional;
  • Meio ambiente;
  • O que é ergonomia;
  • Alimentação;
  • Primeiros socorros.
Foto: O Diálogo Diário de Segurança é um momento eficiente para melhorar o dia dos empregados.

Afinal, o DDS influência na realização da SIPAT?

Sim, mas de maneira positiva, pois a CIPA poderá planejar a SIPAT já com um bom diagnóstico. Além disso, ele mantém os trabalhadores atentos às regras. Portanto, as conversas diárias ajudam nesse pontos:

  • Evita acidentes;
  • Melhora o mal estar por causa de alimentação errada;
  • Deixa o ambiente mais amigável;
  • Repassa regras de comportamento para quem trabalha.

Solicite consultoria 

Contrate uma empresa com experiência como a Super SIPAT, para organizar seu evento. Isso porque, ela trabalha com palestras de segurança do trabalho e ações bem divertidas.

Ela oferece as melhores esquetes teatrais para DDS, porque são rápidas e prendem a atenção. Então, vai tornar o momento mais eficaz e proveitoso para quem participa, assim, entre em contato.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT