Palestras sobre os 5 sensos – 5 dicas para falar sobre os 5s

Aplicar os cincos sensos pode ser a melhor escolha para uma organização. Mas, falar sobre esse modelo de gestão é uma tarefa que deve ser tão organizada quanto ele. Portanto, descubra como fazer uma palestra sobre isso da forma mais atraente possível.

Saiba como falar sobre os 5s

Os cinco sensos fazem parte de um modo de gestão japonesa, o qual visa melhorar o ambiente de trabalho. Mas, também funciona como um modo de desenvolvimento individual. Assim, os chamados 5s vêm de palavras japonesas e se referem a:

  1. Utilização;
  2. Organização;
  3. Limpeza;
  4. Padronização;
  5. Autodisciplina.

Eles são bons tópicos para aparecer nos eventos sociais com palestras em empresas ou em ambientes menos formais. Por exemplo, podem ser ideais para a SIPAT. Por isso, alguns passos para falar sobre eles de forma significativa e atrativa nas palestras são:

  1. Conceituar;
  2. Apresentar casos de sucesso;
  3. Mostrar as dificuldades e como superá-las;
  4. Usar algo da realidade como comparação;
  5. Falar sobre os benefícios deles para o público.

A seguir, descubra como fazer tudo isso em detalhes durante uma apresentação sobre os 5 sensos.

1 – Conceituar os cinco sensos

Sem dúvidas, a maioria das boas apresentações começa com uma fundamentação clara e profunda. Ela funciona como uma base teórica que direciona toda a fala, do início ao fim. Assim, também é a partir dela que se pode despertar a curiosidade do público.

Esse momento deve estar logo no começo da fala, pois isso facilita a assimilação da platéia sobre o conteúdo. Dessa forma, a palestra pode seguir de forma linear, sem a necessidade de retomar conceitos básicos muitas vezes em outras partes.

Tópicos fundamentais

Busque, portanto, levar o máximo de informações sobre os 5s de forma clara e em síntese. Assim, considere o seu tempo de apresentação para encaixar elementos dessa gestão de qualidade como:

  • Origem;
  • Motivações históricas;
  • Primeiras instituições que adotaram o modelo.

Afinal, contar histórias é um hábito humano e elas têm o seu papel didático durante uma palestra. Por exemplo, é por meio delas que as pessoas tanto conseguem imaginar e se identificar quanto atribuir significado pessoal ao assunto.

2 – Apresentar casos de sucesso com os cinco sensos

O segundo passo para convencer as pessoas de uma boa ideia, nesse caso os 5 sensos, é usar exemplos. Afinal, saber que outras pessoas fizeram algo e tiveram resultados positivos contribui para a decisão de também testar.

Inclua na sua apresentação, portanto, exemplos de pessoas ou empresas que utilizam os cinco sensos no seu ambiente organizacional. Nesta parte, é importante considerar quais delas são as que seu público-alvo mais conhece e utilizá-las.

3 – Mostrar as dificuldades

Em todos os métodos de gestão há alguma dificuldade e, com certeza, com a gestão de origem japonesa não é diferente. Já que se trata da mudança de ações cotidianas, portanto de reeducação, conflitos podem acontecer.

Dessa maneira, falar sobre os pontos difíceis da implementação dessa prática é fundamental durante a palestra. Mas, eles devem aparecer na companhia das ações que ajudaram a superá-los.

4 – Comparar com a realidade

Para aproximar as pessoas ainda mais do seu conteúdo, é importante utilizar elementos que estão na realidade cotidiana de todos. Nesse caso, fale de problemas cotidianos que não existiriam com a implementação dos cinco sensos, por exemplo: 

  • Lixo nas ruas;
  • Persistência em rotinas saudáveis;
  • Ambientes mais organizados e sem excessos.

5 – Benefícios de usar os cinco dos sensos

Já no fim da apresentação, o subtópico da fala pode ser mais específico. Assim, nessa etapa é fundamental que o palestrante conheça a sua plateia para poder falar de situações e temas próprios dela, mostrando as vantagens do método na sua vida ou empresa.

Aposte na Super SIPAT como apoio de seu evento

Agora que já conhece o tema e sua importância é essencial contar com uma empresa de qualidade. Portanto, aposte na Super SIPAT para apresentar o assunto a sua equipe. Com isso, alcançará o sucesso no evento.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

SUPER SIPAT é uma empresa referência em teatro e palestras para SIPAT sobre segurança, saúde e meio ambiente.
Com mais de 1100 eventos realizados, nossa empresa tem atendido todos os segmentos de negócios, tanto no Brasil como américa latina

Posts Recentes

Siga-nos

Super SIPAT

Leia Mais Sobre SIPAT